Macarrão à carbonara perfeito: dicas e receita fácil para nunca mais errar
Gabrielli Menezes
De Nossa
11/05/2022 04h00
Desafiadora à primeira vista, a receita de macarrão à carbonara vai ficando fácil com a prática. É rápida, leva poucos ingredientes — queijo parmesão ou pecorino, bacon ou guanciale (bochecha de porco curada), ovos e pimenta-do-reino — só que exige atenção total.
A dificuldade desse clássico italiano está em regular o calor. Enquanto a massa cozinha numa panela grande, o bacon frita em outra maior ainda e o cozinheiro junta as gemas ao queijo ralado, sal e pimenta numa tigela.
Quando falta um minutinho para chegar no ponto, o macarrão se junta ao bacon e a mágica começa. É hora de adicionar a mistura de gemas e um pouco da água do cozimento e mexer vigorosamente, sem parar.
Tudo deve estar quente o suficiente para fazer os ovos se incorporarem à água cheia de amido da massa, mas sem coagularem tipo ovos mexidos. Para isso, a colher deve passar rapidamente e constantemente pelo fundo e pelas bordas da panela.
Ronald Richard, que cedeu a receita a Nossa, sugere desligar o fogo e finalizar o molho com o calor residual.
A pedida está pronta quando os ingredientes viram um molho só — amarelinho, lisinho e que adere ao macarrão.
Veja mais quatro dicas de Ronald e a receita completa a seguir:
- Sempre cozinhe macarrão com bastante sal na água. A melhor comparação é a água do mar;
- Quebre os ovos em uma vasilha separada para certificar que não estejam podres;
- Jamais frite o bacon com óleo ou azeite. Ele tem gordura por si só;
- Nunca desperdice a água do cozimento do macarrão. Seu amido é o que ajuda a engrossar o molho;
Macarrão à carbonara
Aprenda a receita
INGREDIENTES
- 140 gramas de espaguete
- 1 litro de água
- Sal a gosto
- 120 gramas de bacon
- 4 gemas
- 150 gramas de parmesão
- Pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Ferva a água e coloque sal. Cozinhe o espaguete por um minuto a menos do que o indicado na embalagem. Numa frigideira grande, frite o bacon em cubinhos. Em uma tigela, misture bem gemas o parmesão ralado e a pimenta-do-reino.
Assim que o bacon estiver frito e o tempo do macarrão chegar, transfira a massa para a frigideira. Desligue o fogo, junte a pasta de parmesão, adicione uma concha da água do cozimento e mexa vigorosamente até o molho incorporar e ficar amarelinho.
Acerte o sal e sirva imediatamente. Se quiser, coloque mais parmesão ralado e pimenta-do-reino na finalização.
Assista ao vídeo:
Meio cozinheiro, meio palhaço
A cozinha é lugar de concentração para executar processos como o molho carbonara, mas também abre espaço para a diversão. Com só 17 anos, o mineiro Ronald Richard embarcou na fórmula de sucesso para TikTok "seja você mesmo" e cria vídeos que vão além da receita.
O gosto pelo fogão, herdado da avó materna, teve o primeiro teste real aos 9 anos. "Minha mãe foi para a faculdade e meu pai, trabalhar. Eu resolvi fazer um macarrão. Quando minha mãe ficou sabendo, saiu desesperada da aula jurando que eu tinha botado fogo na casa. Deu tudo certo e eu não saí mais da cozinha".
Os vídeos começaram direto nos stories do Instagram durante a pandemia para ensinar amigos que não sabiam nem o básico da culinária. O pontapé para o roteiro diferentões, porém, foi um acidente aparentemente bobo que lhe causou um descolamento de retina. "Fiquei meses me recuperando e me gravei explicando a cirurgia de um jeito cômico".
Teve tanto engajamento que passei a misturar humor com o que amo, que é cozinhar".
Ronald, que hoje mora em Ribeirão Preto (São Paulo), nasceu numa família circense. Foi palhaço dos 7 aos 11 anos e praticou acrobacia até os 15. "Moramos por um período na Espanha e em Portugal trabalhando em circos de diversas cidades".
É desses anos de "intensivão" artístico que saem a criatividade para as postagens que apresentam receitas em meio a esquetes baseadas no seu cotidiano. "Puxo situações que todo adolescente passa na vida".
No caso do carbonara, por exemplo, ele aparece num estabelecimento italiano com a namorada olhando o cardápio. Assustado com os preços, finge estar sem carteira e decide ir embora reproduzir a receita em casa. Só ao fim do passo a passo se lembra de um pequeno detalhe: esqueceu a parceira no restaurante.
Foi uma das primeiras receitas 'sofisticadas' que eu conheci. Queria mostrar que com poucos ingredientes e com as técnicas certas podemos criar um prato digno de chef".