Farofa de alho e manteiga de garrafa não é da Gkay, mas deve bombar; veja
Alho e cebola são a dupla perfeita para iniciar qualquer refogado de receita brasileira. E não é diferente nesta farofa crocante que o churrasqueiro Bruno Salomão ensinou no mais recente episódio de "Vai Ter Churras", no qual ele mostra a inusitada receita de pizza com massa de linguiça.
Para fugir de farofa básica do dia a dia, ele abusa da manteiga de garrafa para carregar no sabor e troca a farinha de mandioca tradicional por farinha d'água.
Comum na região Norte do Brasil, o ingrediente é submetido ao processo de fermentação durante a produção e por isso tem um gosto levemente ácido. A farinha já é peneirada, mas há quem prefira tornar os grãos menores batendo rapidamente no liquidificador, conforme o passo a passo indicado abaixo.
INGREDIENTES
- 1 xícaras de chá e 1/2 de farinha d'água
- 1 e 1/2 cebola picada
- 5 dentes de alho ralados
- 1/2 xícara de chá de manteiga de garrafa
- 1/2 colher de chá de sal
MODO DE PREPARO
Bata a farinha d'água no liquidificador no modo "pulsar" por alguns segundos até ficar mais fina. Numa frigideira quente, coloque a manteiga de garrafa. Quando derreter, coloque a cebola e espere caramelizar. Junte o alho e o sal. Acrescente a farinha pouco a pouco, conforme ela for absorvendo a gordura. Mexa até a farinha estar torrada e dourada.
Já viu ovo virar farofa?
Em outro episódio do Vai Ter Churras, Bruno ensina "a melhor farofa que você vai comer na sua vida". Preparada com azeite de dendê, bacon picadinho e ovos mexidos, ela fica temperadinha e com cor atraente. Aperte o "play" no vídeo acima e aprenda a fazer.
Fique ligado!
Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.