Sardinha empanada é estrela de sanduíche carioca; aprenda como fazer
Esqueça aquele sanduíche molhado de sardinha em conserva. O do boteco carioca Labuta leva o peixe inteiro, empanado e frito até dourar.
O passo a passo da especialidade foi reproduzido por Teresa Cristina no episódio de "Botequim da Teresa" que rola um papo reto com Rennan da Penha (assista à receita e à entrevista no topo desta matéria).
O Labuta é um "bunda de fora", como cariocas chamam os botecos sem mesa. Ou seja, o bar é apenas um balcão com poucas banquetas. Para compensar a falta de assentos, os donos espalham cadeirinhas de praia pela calçada.
Quem cuida das comidinhas é a dupla de chefs João Marcelino e Lúcio Vieira, também responsável pelo restaurante Lilia, considerado um local de bom custo-benefício (Bib Gourmand) pelo Guia Michelin.
O Labuta está instalado num cantinho da Lapa que se tornou movimentado recentemente. O público, que vai de cozinheiro a artista plástico, é fã das opções de PF (pratos feitos).
Sanduíche de sardinha
Siga a receita
INGREDIENTES
1. Molho tártaro
- 3 gemas de ovos
- 1/2 dente de alho
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1/2 colher de sopa de mostarda
- 300 mililitros de óleo
- 1/2 cebola-roxa
- 1/2 nabo
- 1/2 cenoura
- 1/2 aipo
- Sal a gosto
2. Sardinha
- 2 sardinhas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Farinha de trigo para empanar
- Farinha panko para empanar
- 2 ovos
- Óleo para fritar
3. Montagem
- 1 pão francês ou baguete ou brioche
- Manteiga
- 2 folhas de alface
MODO DE PREPARO
1. Molho tártaro
No liquidificador, colocar as gemas, o alho, o suco de limão e a mostarda. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Bater na velocidade mais baixa e adicionar o óleo em fio até dar consistência de maionese.
Ralar os vegetais (cebola, nabo, cenoura e aipo) em pedaços finos. Colocar numa peneira e adicionar um punhado de sal para escorrer a água. Espremer para secar ainda mais e juntar à maionese. Provar e ajustar o sal.
2. Sardinha
Temperar o peixe com pimenta e sal a gosto. Separar três pratos e preencher com farinha de trigo, ovos batidos e panko, respectivamente. Passar a sardinha por cada um na mesma ordem, pressionando bem o peixe na hora da panko.
Aquecer o óleo e fritar até dourar dos dois lados. Escorrer a gordura numa grade ou num prato com papel toalha.
3. Montagem
Tostar o pão na frigideira com um punhado de manteiga. Montar o sanduíche com o molho tártaro, as sardinhas e as folhas de alface.
Sextas de samba
O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e papos interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para conversas descontraídas. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.