Com minissaia viral e tênis, grife Miu Miu conquista famosas e dita a moda
No começo do ano, só se falava de uma peça: a minissaia da Miu Miu. Estampando capas de revistas e vestindo famosas, desde Manu Gavassi até Maisa — sendo essa última uma das mais repercutidas aqui no Brasil, a roupa virou um fenômeno. No street style das Semanas de Moda, ela também estava lá. Tanto sucesso, não surpreendentemente, fez com que a grife disparasse entre as "mais quentes do momento" no primeiro trimestre de 2022, de acordo com a plataforma de busca mundial Lyst.
Segundo a pesquisa, três fatores fizeram com que a label subisse dez posições no top 20: a minissaia, o lançamento de um tênis e o renascimento da coleção masculina treze anos após sem lançamentos voltados aos homens.
Moda engajada
O viral
A saia com 20 centímetros de comprimento foi a maior catapulta para a grife fundada por Miuccia Prada — que atua também como designer-chefe da Prada: "A Prada é o que eu sou no final das contas e a Miu Miu é o que eu gostaria de ser. Ainda sou eu, mas tentando ser uma outra pessoa", definiu ela uma vez sobre seu trabalho de design nas duas etiquetas.
O produto foi o 3º mais pesquisado entre produtos para mulheres e aumentou em 400% as buscas pelo nome da Miu Miu nas plataformas digitais.
Com uma estratégia, pensada ou não, de dominar os assuntos mais falados nas redes sociais, a peça abraçou uma das principais tendências da moda atual: o engajamento digital e, consequentemente, o "viralizar".
Essa mesma abordagem acontece constantemente a partir da Balenciaga, como com o "tênis destroyed" mais recentemente. A casa de moda francesa ocupa atualmente o primeiro lugar entre as grifes mais quentes do momento, pela terceira vez consecutiva.
Apresentada durante a coleção de Primavera/Verão 2022, a roupa vestiu as modelos da Miu Miu propondo um retorno ousado aos escritórios. De forma disruptiva, os blazers e outros trajes mais sociais pareciam ter sido cortados como uma manifestação de liberdade contra ao confinamento dos anos na pandemia.
Fossem mulheres ou homens, todo mundo deixou as pernas de fora com as combinações clássicas: o top na mesma modelagem e o suéter sobreposto a camisa cropped.
Imersão no sportwear
O novo passo de sucesso
Os sneakers protagonizam um momento de renascimento. Com o retorno às ruas, neste período pós-pândemico, os calçados vivem o melhor momento. Neste caminho, o lançamento do tênis Miu Miu x New Balance 574 consolidou-se no mercado.
O produto, disponível por R$ 4,4 mil, também foi apresentado no desfile Primavera/Verão 2022 da grife. Com um design esportivo e reinterpretado com denim, o tênis apresenta uma estética desgastada, sem muito acabamento — o que, de acordo com a própria Miu Miu, faz "parte de um processo construtivo exposto para ressaltar a espontaneidade".
A união das casas de moda de luxo com linhas de sportwear têm se tornado um recurso frequente no mundo da moda — principalmente com tênis. Aqui podemos lembrar o lançamento do sneaker feito em colaboração entre a Dior e a Nike: o produto de R$ 11 mil criou uma fila de 5 milhões de pessoas na espera para adquirir o produto exclusivo.
Dentre outros lançamentos que unem ambos os universos está a colaboração entre a Gucci com a Adidas e da Jacquemus com a Nike.
Posicionar a Miu Miu neste mesmo patamar, ao que tudo indica, é uma escolha premeditada da designer Miuccia. Isso porque, com a Prada, a estilista italiana alcançou não só sucesso, como prestígio ao se juntar com a Adidas.
Por meio dessa parceria, a grife mirou em um público mais vasto, pôde apostar em produtos de moda sustentáveis e, talvez o mais importante, se inserir no metaverso — a partir de um leilão online dos produtos da coleção de NFTs projetadas pelo artista digital Zach Lieberman.
Investimento no menswear
O retorno esperado
Inovador, o desfile de Primavera/Verão 2022 foi um sucesso para a Miu Miu. Mesmo voltado ao público feminino — caso alguém ainda se importe com as normas — a grife viu homens aderirem às suas peças com favoritismo, como com as malhas recortadas ou míni jaquetas. Então, por que não criar esse espaço dentro da casa?
A coleção masculina da etiqueta teve seu retorno em março deste ano, 13 anos após ser descartada. A primeira linha para os homens foi lançada em 1999, sete anos após a fundação da Miu Miu.
Agora em 2022, as roupas de Miuccia para os garotos davam continuidade ao que foi apresentado junto a minissaia. Desta vez, ao contrário dos escritórios, as peças flertavam com o universo esportivo e a androginia — o que pareceu ideal para reapresentar o que tinha sido deixado para trás.
Polos e minishorts leves e bem trabalhadas, que pareciam não se importar com o frio, contrastavam com outras peças mais favoráveis às temperaturas mínimas, como calças de couro e suéteres em tons terrosos.
Motivos para ficar de olho na Miu Miu não faltam. Nos próximos meses, descobriremos como Miuccia fará para que esses olhares não se desviem.
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