Hambúrguer também é ciência! Saiba o que está por trás do sanduba perfeito
Neste sábado, 28 de maio, é comemorado do Dia Mundial do Hambúrguer. Não tem data melhor para descobrir os mistérios do sanduíche que nasceu na Europa, foi popularizado pelos Estados Unidos e os brasileiros abocanharam com todo o apetite.
No programa especial de "Vai Ter Churras" sobre o tema, o churrasqueiro Bruno Salomão apresenta a ciência por trás de um bom hambúrguer. A começar pela composição e moagem. Confira a seguir.
De olho na proporção
O que garante o sabor do disco é a proporção entre carne e gordura. Boas hamburguerias costumam limpar os cortes, separando os dois elementos, para pesar cada parte com precisão e criar o blend (mistura) perfeito.
Para a churrasqueira, calcula-se 70% de carne para 30% de gordura. No episódio, usa-se 700 gramas de acém e 300 gramas de peito.
Mas se a ideia é fazer na frigideira ou chapa, a medida passa para 80% e 20%. A diferença se dá porque o calor do fogão é mais fácil de controlar e na brasa forte há uma perda da gordura que pinga através da grelha.
Moagem que dá textura
A temperatura da carne e a configuração do moedor impactam diretamente no resultado final.
Enquanto um disco feito de carne moída demais fica compacto e seco, aquele preparado com carne moída de menos se despedaça. Por isso, é importante encontrar o equilíbrio.
Para Bruno, o ideal é que a moagem aconteça duas vezes no tamanho 5 — anote e lembre-se disso ao ir no açougue. Para que o processo seja realizado da melhor forma possível, a carne deve estar semicongelada. "Assim, não perde líquido nem estoura a gordura".
As opções de tamanho
O hambúrguer tradicional pesa entre 120 a 250 gramas. Moldado em formato de discos, com ou sem o auxílio de aro modelador, ele tem altura o suficiente para escolher o ponto (mal passado, ao ponto, bem passado).
Já no smash, queridinho do momento, o processo consiste em formar bolinhas de carne de 70 a 100 gramas e esmagá-las direto na chapa com uma espátula.
Isso faz com que a carne se espalhe, ficando ainda mais fina e ganhando uma textura diferente. Como boa parte do smash entra em contato com o calor, forma-se uma deliciosa crostinha provocada pela Reação de Maillard.
Tempero: nem a mais, nem a menos
É claro que se trata de uma questão de gosto. Há quem coloque cebola, alho e outros ingredientes misturados à carne moída, mas todos os elementos extras adicionados ao disco mascaram o gosto original.
Se você seguiu as indicações de proporção e moagem, tudo o que basta para arrematar o sabor é sal e pimenta-do-reino.
Complementos incríveis
Abaixo, selecionamos sugestões de receitas para incrementar o hambúrguer caseiro. Clique na imagem e confira o passo a passo completo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.