Em tons de verde e rosa, Caladium é folhagem perfeita para decorar
A Caladium pode ter muitas variedades, além de se tratar de uma planta com um imenso potencial decorativo em razão da diversidade de cores — do branco e vários tons de verde ao rosa quase fluorescente em alguns casos.
De acordo com Juliana Almeida, que comanda o perfil @plantalaemcasa, especializado em plantas, existem mais de mil variedades da Caladium. A espécie que é originária das Américas Central e do Sul e chegou a ficar "esquecida" por muito tempo, mas agora está em alta.
Eu acredito que ela voltou com tudo pela popularização do conceito da urban jungle" Juliana Almeida
Segundo Juliana, para a grande maioria das Caladiums, os cuidados são os mesmos, pois trata-se de uma planta de sombra (mas não breu), que precisa de muita luz.
"Ela até tolera sol direto pela manhã, se for umas duas horinhas por dia. No restante do tempo, é importante que seja protegida do sol para que suas folhas não queimem", explica Juliana.
Já na rega, o famoso teste do dedinho deve ser usado sempre. "Isso porque ela vai 'reclamar' se tiver com falta ou excesso de água. A planta tem bulbos, que guardam água e nutrientes, então nada de exagero. Se o dedo sair seco, pode regar. Se ainda tiver úmido, pule o dia de rega", detalha.
Do quintal para a sala
A Caladium é uma planta comumente vista nos quintais de "casa de vó", mas graças à força das redes sociais, ganhou adeptos de todas as idades, se tornando bastante comum nos perfis de decoração espalhados pelas principais plataformas sociais.
Porém, Juliana aconselha quem quer ter a planta dentro de casa: "O espaço interno precisa ter as condições de clima que a planta exige. É preciso lembrar que elas não gostam de ar condicionado e ventania", comenta.
Cuidados no inverno
Os cuidados com a Caladium pordem variar de acordo com as estações do ano, pois, por ser uma planta bulbosa, no inverno entra em período de dormência, dando a impressão que morreu.
"É nessa hora que muita gente joga a planta fora, pois ela perde suas folhas, mas ela vai voltar. É só suspender a adubação, remover os bulbos e guardar em um local seco e fresco", ensina Juliana.
Outro cuidado necessário com a Caladium é com respeito aos fungos, que podem aparecer pela falta de adubação mais a combinação de luz inadequada e um vaso pequeno.
"É importante evitar o problema, bem melhor do que cuidar depois. Para isso, a dica é fornecer o espaço adequado para a planta se desenvolver, adubando com frequência e mantendo a plantinha o mais próximo possível de uma janela, por exemplo", completa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.