Stonehenge vira 'outdoor' da rainha e gera polêmica no Reino Unido
O monumento pré-histórico de Stonehenge, em Wiltshire, na Inglaterra, recebeu nesta segunda-feira (30) a projeção de oito fotos da rainha Elizabeth 2ª para celebrar os 70 anos de seu reinado, comemorados no Reino Unido ao longo desta semana.
Cada imagem reflete uma década diferente em que Elizabeth ocupou o trono. "Para esta ocasião muito especial, reunimos dois ícones britânicos", diz a dedicatória. Assista:
No entanto, a homenagem dividiu opiniões entre os súditos e o público internacional. No Twitter e em outras plataformas do English Heritage Trust, fundo do patrimônio histórico britânico, houve quem argumentasse que Stonehenge era, segundo a própria avaliação do órgão, originalmente um local religioso e, por isso, que a manifestação seria de mau gosto.
Enquanto há evidências desta teoria, o propósito original de Stonehenge continua a levantar questionamentos. Já foram encontros vestígios que apontam que o local também tenha servido de cemitério há séculos, o que não elimina a possibilidade do caráter religioso do local — muitas igrejas também abrigam corpos.
De toda forma, druidas modernos continuam a visitá-lo e reverenciá-lo como um templo, o que reforçou o desconforto de uma parcela do público em relação à projeção. Enquanto isso, apoiadores como Dick Arbiter, antigo porta-voz da rainha, opinou que a homenagem seria "linda".
Com cerca de 5 mil anos de existência e hoje reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o monumento também é considerado precioso — e por isso, seria inapropriado transformá-lo em uma espécie de outdoor da monarca.
"Isto me parece muito mal avaliado. Locais antigos estão acima dos movimentos diários de causas políticas [por causa] de seu valor. Colocar retratos elogiosos da rainha sobre Stonehenge dá a uma senhora de 96 anos a verdadeira impressão de um Calígula", comentou o jornalista Matt Potter, comparando Elizabeth 2ª ao imperador romano que é conhecido pela fama de cruel e insano.
Outros ainda consideraram que houve mal uso de verba pública que deveria ser destinada à preservação de Stonehenge.
"Eu esperava que a renda de membros [do English Heritage Trust] seria usada para manter os locais históricos, financiar reparos e coleções, talvez apoiar projetos de educação de ambientes históricos. Estou muito decepcionada com isso e com a organização", comentou a usuária Rebecca Wright no Instagram.
Ao jornal Washington Post, o órgão do patrimônico britânico afirmou que já projetou imagens em Stonehenge antes e que esta exibição é parte de vários eventos e atividades organizados por todo o país para celebrar o Jubileu de Platina.
"Das Olimpíadas de Verão de 2012 à comemoração do centenário da Primeira Guerra Mundial, Stonehenge teve um papel em marcar momentos importantes da história recente deste país e isso inclui agora o Jubileu de Platina", justificou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.