Casal pioneiro em Instagram de reformas mostra seu sobrado dos sonhos; veja
Quando o Instagram ainda era uma rede social duvidosa, na época do "será que vai pegar?", Débora Alcântara e Fernando Sobczak desbravaram um universo, em 2015: apostaram que a reforma de seu apartamento influenciaria outros brasileiros como eles e ouviram de muita gente que eles eram loucos, que isso só as blogueiras de moda e de beleza faziam.
Pois bem. Não só aquele apê foi um sucesso na internet — pinteresco como ele poucos —, como sete anos depois eles olham para trás do segundo andar. Moram agora num sobrado dos sonhos, em 200 m² no Paraná, felizes da vida. Pioneiros como influencers de decoração, se sentem felizes com a casa essencialista que estão erguendo.
No perfil @apartamento.33 eles mostram como chegaram ao endereço atual, um ano e meio atrás, com cada detalhe de uma reforma que não tem data para terminar. Bastou uma dose de coragem para abrir tudo quando ninguém estava disposto aos julgamentos alheios ainda.
De lá pra cá, sete anos se passaram, dois filhos — um a caminho — vieram e a maturidade em relação ao estilo também. Ainda assim, o casal toca o projeto atual feito pela Oma Arquitetura com envolvimento máximo e conceitos na ponta da língua.
A começar pela escolha, Débora e Fernando queriam casa já com história, grama crescida e marcas do tempo. "Ao mesmo tempo, as questões estruturais desanimavam. Então escolhemos uma com estética downtown, nova", conta Débora.
O estilo moderno com toques clássicos, perto do minimalismo, o mesmo que os levou ao sucesso no apartamento anterior, está mais refinado.
"Os espaços que mais gostávamos no apartamento eram mais monocromáticos, e pensamos em trazer isso para a casa. Assim surgiu a cozinha, com bastante curva nos espaços, elementos orgânicos, muitos arcos e círculos", ela diz.
Fernando, designer de produto, acostumado a desenhar eletrodomésticos, contribui com as mil referências que surgem na rotina de criadora de conteúdo de Débora. Assim, eles tentam criar algo único para viverem. Por isso, nem todos os espaços estão prontos ainda.
Antes vivíamos um lar mais conceitual. Depois de ter filhos, a casa nunca está como queremos. Não temos mais a preocupação com a estética, e sim de que seja uma casa vivida, para viver"
Casa mutante
A estética mais limpa parece ser o segredo da cozinha. "Não tenho uma vida minimalista. Busco ter o essencial para vivermos bem. E acredito que mudamos com o tempo e gosto de casa que mude com a gente, que abra espaço para isso."
Embora numa casa maior, vale mesmo o aprendizado do processo: "A casa deve ser um lugar onde me sinto confortável e posso ser eu mesma. Hoje vale mais o sentimento que ela carrega do que exatamente aquele ideal que tínhamos", diz ela. Com muita razão.
Dicas da Débora para ter uma casa única
- A casa deve abrir espaço para as mudanças, as evoluções e fases que vivemos.
- Devagar se vai longe. "Está longe de terminarmos e isso é bacana, pois referências novas vêm de forma natural, sem pressão."
- Abrace a reforma sem medo. "Envolver-se nos processos é essencial para entender a casa. E saber que reformar casa é diferente de um apartamento também é essencial."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.