Topo

Magnifique! Como fazer a rosquinha francesa inspirada na roda de bicicleta

Paris-brest nasceu para promover um circuito de bicicleta que ia de Paris a Brest - Angelo Dal Bó/La Casserole
Paris-brest nasceu para promover um circuito de bicicleta que ia de Paris a Brest Imagem: Angelo Dal Bó/La Casserole

Gabrielli Menezes

De Nossa

03/06/2022 09h42

O formato de rosquinha é para lembrar a roda de bicicleta e o nome, paris-brest, indica o caminho onde foi realizado o circuito que deu origem ao doce.

A homenagem assim, direta e reta, é explicada pela história popular. Por volta de 1900, o jornalista francês Pierre Giffard lançou uma corrida de Paris a Brest para incentivar o uso de bicicletas e resolveu promover o evento de um jeitinho diferente: pedindo que Louis Durand, confeiteiro local, criasse uma sobremesa.

O profissional usou a pâte à choux, massa clássica francesa presente em outros quitutes, como o profiterole e a torta Saint-Honoré, para desenhar uma espécie de rosquinha. No recheio, colocou creme de amêndoas no bico de confeitar para dar efeito canelado e fazer referência aos raios da roda.

Paris Brest - Angelo Dal Bó/La Casserole - Angelo Dal Bó/La Casserole
Massa choux é receita base da cozinha francesa
Imagem: Angelo Dal Bó/La Casserole

Mais de cem anos após a criação, a Pâtisserie Durand resguarda a receita e diz ser a única a reproduzir o paris-brest original, mas a verdade é que o docinho correu o mundo e se renovou com novas versões.

"Os clássicos permanecem sempre atuais. Atualmente, é possível encontrar paris-brest recheado de frutas e sabores de vários países. Entre as releituras estão ganache de chocolate e caramelo com flor de sal", diz Marie-France Henry.

Proprietária do restaurante La Casserole, ela desenvolveu em conjunto com a chef Daniela França Pinto uma receita especial do doce para compor o menu de aniversário de 68 anos da casa instalada no Largo do Arouche (São Paulo), que relembra pratos icônicos franceses.

A dupla compartilha o passo a passo com Nossa e dá duas dicas importantes para quem se arriscar no preparo:

  • Mantenha distância entre um disco de massa e outro para não grudar ao assar;
  • Use um saco de confeiteiro com bico de saída larga. Assim ele não entupirá com o pralinê.

Paris-brest
Siga a receita

Paris Brest - Angelo Dal Bó/La Casserole - Angelo Dal Bó/La Casserole
Amêndoa é principal ingrediente da receita
Imagem: Angelo Dal Bó/La Casserole

INGREDIENTES

Massa

  • 180 mililitros de água
  • ½ xícara de chá de manteiga gelada em cubinhos
  • 150 gramas (1 copo americano) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 120 gramas (1 copo americano + 1 colher de sopa) de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 gema para pincelar
  • 20 gramas de amêndoas em lâminas

Creme

  • ½ xícara de chá de açúcar
  • 2 ovos
  • 4 gemas
  • 5 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de chá de gelatina em pó
  • 60 mililitros de água
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1 colher de café de essência de amêndoa
  • 30 gramas de pralinê (300 gramas de amêndoas temperadas com 2 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de sal e assadas forno a 180 graus por 15 minutos e trituradas mornas até virar uma pasta)
  • ½ xícara de chá de manteiga

MODO DE PREPARO

Massa

Preaqueça o forno a 180 graus (médio-alto). Separe um saco de confeitar com um bico liso de 1 centímetro de diâmetro. Em uma panela média, aqueça a água, a manteiga, o açúcar e uma pitada de sal. Espere ferver.

Junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que se solte totalmente da panela. Passe a massa para a tigela da batedeira e deixe amornar por 5 minutos.

Em seguida, ligue a batedeira e junte os ovos um a um. Continue a bater até que a massa esteja firme, lisa e brilhante (risque a superfície com a ponta do dedo indicador e veja se fica um caminho marcado).

Coloque a massa no saco de confeitar e molde um círculo de massa em cada assadeira. Pincele a superfície de cada círculo com gema e, por cima, espalhe as lâminas de amêndoas.

Asse por cerca de 30 minutos ou até que os discos creçam e dourem de todos os lados. Retire do forno, deixe esfriar e solte da assadeira (se preferir, prepare os discos na véspera e guarde em um pote bem fechado).

Creme

Em uma tigela, misture o açúcar, os ovos, as gemas e a maisena. Reserve. Coloque a gelatina em uma tigelinha, junte a água e deixe hidratar.

Aqueça o leite com a essência de amêndoas em uma panela média. Espere ferver e despeje metade do leite sobre a mistura da maisena. Misture bem, volte com tudo para a panela. Mantenha no fogo, sem parar de mexer, até ferver e engrossar. Desligue o fogo, misture a gelatina e mexa até dissolver.

Quando estiver morno, leve o creme para a batedeira e bata até a ganhar leveza. Acrescente o pralinê e vá juntando a manteiga, incorporando um cubinho por vez.

Finalização

Coloque o creme em um saco de confeitar com bico pitanga. Com uma faca serrilhada, corte a massa coux assada ao meio. Preencha as cavidades fundas com uma camada farta de creme. Está pronto!

Se quiser guardar, cubra com plástico filme e leve à geladeira por até 2 dias. Antes de servir, retire da geladeira por 10 minutos e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.