Curioso trem 'de ponta-cabeça' é atração turística em cidade alemã
O Rio tem o Cristo Redentor, Paris tem a Torre Eiffel e a alemã Wuppertal tem como principal cartão-postal... Seu sistema de transporte público.
Parece estranho? O motivo para esta peculiaridade fazer sentido é um detalhe para lá de curioso: um dos principais meios de locomoção dos 40 mil cidadãos locais é um trem, digamos, de ponta-cabeça.
O monotrilho suspenso de Wuppertal surgiu a partir de uma necessidade. Engenheiros navegavam mapas, mas não conseguiam encontrar uma solução para o problema de que a cidade é formada ao redor do vale do rio Wupper, o que dificultaria a construção de um metrô tradicional, subterrâneo, e até mesmo de um transporte sobre trilhos firmemente plantados na terra.
Então, eles decidiram apelar para uma ideia muito popular entre os futuristas do século 19, o monotrilho suspenso. O projeto foi inicialmente apresentado pelo engenheiro Eugen Langen em 1893. A construção foi iniciada em 1898 e, em 1901, inaugurada pelo então Imperador Wilhelm 2º, o primeiro passageiro do sistema Schwebebahn.
A rede de pouco mais de 13 quilômetros foi completada em 1903 com estações em estilo Art Nouveau e carruagens de madeira que comportavam até 65 passageiros.
Após ser severamente afetada por bombas na Segunda Guerra, as linhas do Wuppertal viveram outro momento pitoresco de glória. Em 1950, o Schwebebahn recebeu a elefanta Tuffi, do circo Althoff, uma espécie de celebridade alemã da época para fazer um passeio, já que ela havia estado dentro de outros trens antes.
No entanto, ao se ver dentro de um vagão lotado de jornalistas e curiosos, o animal entrou em pânico e pulou de uma das janelas no rio Wupper. Como ela caiu em uma porção rasa, com 50 centímetros de profundidade e terreno lamacento, não se machucou muito.
O momento, no entanto, se tornou célebre, e desde 2020 uma estatueta de Tuffi — feita pelo artista Bernd Bergkemper em basalto — ocupa o ponto em que ela caiu há 70 anos.
Segundo o sistema Schwebebahn, desde agosto de 2019 nenhuma das carruagens iniciais (ou mesmo da época de Tuffi) estão em funcionamento na rede. Apenas trens modernos fabricados em 2016 atendem às mais de 80 mil pessoas que usam o transporte diariamente em suas 16 paradas em Wuppertal.
Destas, apenas quatro estão no chão, enquanto as outras 12 "penduram" os vagões Generation 15. No entanto, a carruagem Kaiserwagen, em que o Imperador passeou em 1901, segue reservada para ocasiões especiais: pombinhos podem alugar os vagões para se casar ali dentro — há uma seção dedicada à possibilidade no site do sistema.
O Schwebebahn segue despertando tanto interesse quanto há mais de 120 anos: em 1995, o artista inglês Darren Almond criou um filme em Super 8 sob sua perspectiva vendo as paisagens da cidade de seus trens suspensos. O resultado, de pouco mais de dois minutos, está na coleção permamente do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York). Assista:
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