Chef de cozinha da periferia de SP é destaque de honra em prêmio espanhol
Fundador do Gastronomia Periférica, Edson Leite foi o único brasileiro a figurar na lista de 10 finalistas da oitava edição do Basque Culinary Word Prize (BCCP), prêmio criado pelo Centro Culinário Basco e pelo Governo do País Basco.
O resultado, revelado na segunda (21), faz uma menção honrosa ao trabalho do chef, que desde 2012 aposta no negócio social que capacita jovens da quebrada para trabalhar com comida e bebida e que oferece apoio psicológico para entrar no mercado.
O júri composto por doze pessoas, entre elas Manu Buffara, dona do premiado Manu, em Curitiba, aponta talentos que expandiram o seu papel e redefiniram a profissão de cozinheiro ao promover transformações na sociedade por meio do conhecimento, liderança, empreendedorismo e criatividade.
O primeiro lugar e a quantia de 100 mil euros ficaram para Fatmata Binta, de Serra Leoa. À frente da Fulani Kitchen Fondation e de um restaurante itinerante, a chef perpetua a cultura do povo Fulani ao redor da mesa e treina meninas e mulheres para processar e embalar diferentes produtos, como o fonio (grão ancestral africano considerado um superalimento).
Do Jardim São Luís para o mundo
Nascido e criado na zona sul de São Paulo, Edson se mudou para Portugal aos 23 anos de idade em busca de uma realidade diferente da que via no seu entorno.
"Minha vida toda eu acordei cedo para trabalhar e reproduzir o que era oferecido para mim todos os dias. Aceitava sem questionar. Vi coisas muito ruins acontecerem com pessoas próximas e vi o lugar onde cresci se tornar o mais perigoso do mundo nos anos 90".
Eu achava que ia morrer antes dos 30 anos de idade".
Em Lisboa, ele entrou no mundo da gastronomia ao ser contratado por um restaurante. Antes de se responsabilizar pelas penelas graças a uma funcionária que faltou no trabalho, ocupou o cargo de lavador de pratos.
A função o estimulou a ir atrás de cursos e especializações. Em 2012, de volta ao Brasil, quis passar adiante o conhecimento para os jovens da sua comunidade. Em 2021, 440 se formaram e 118 conseguiram um emprego. No total, mais de 2.000 pessoas foram beneficiadas pelo programa gratuito.
"Sabe o que eu vi, vejo e luto para continuarmos vendo todos os dias? Transformação e mudança. Esse reconhecimento é nosso. Nosso! Entenderam? Porque a favela só vencerá se todos nós vencermos juntos!".
Hoje é um dia menos ruim para nós em todas as quebradas do Brasil, em cada cozinha que tem mulheres pretas, homens periféricos, cozinheirxs e ajudantxs trabalhando, uma merendeira na escola que não deixa um dos nossos com fome, quem vende tapioca, churrasco, acarajé, milho, cuscuz na rua... Seguimos na luta diária".
Receitas do chef
Que tal colocar em prática o uso integral dos alimentos, uma das bandeiras levantadas pelo cozinheiro? Partes de um mesmo vegetal podem ser aproveitadas em diferentes receitas sem perder a variedade.
Veja seis pratos abaixo e clique nas fotos para conferir o passo a passo completo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.