Vai para Nova York? Veja as novidades em compras, gastronomia e passeios
Após dois anos de atrações desmarcadas, inaugurações adiadas e restaurantes que tiveram de se adaptar às exigências sanitárias trazidas pela pandemia, Nova York — uma das cidades mais procuradas por brasileiros nos EUA — passa por uma espécie de ressaca às avessas, com inúmeros projetos saindo das gavetas e chegando finalmente ao público praticamente de uma vez.
Diversas destas novidades estão programadas ainda para o segundo semestre de 2022, um prato cheio para quem planeja curtir férias ainda no meio de ano ou ver de perto a comemoração das festas na "cidade que nunca dorme". Confira:
Retorno de clássicos
Uma das casas que volta ao circuito nesta retomada é o quase centenário Bemelmans Bar, que fica no Carlyle Hotel — um favorito de Lady Di no luxuoso Upper East Side. Quem gosta de provar drinques com muita sofisticação ainda poderá rever The Palm Court, no The Plaza Hotel, agora não só de visual, mas também de menu renovado inspirado na própria gastronomia norte-americana.
Quem tem passeios programados para Midtown, onde está localizada a movimentada Times Square com suas lojas e espetáculos, poderá passar pelo Rainbow Room, casa icônica de 1934 famosa por servir presidentes e celebridades com pratos tradicionais do país.
Para ver NYC de cima
Ainda no fim de 2021, o observatório The Edge — a maior plataforma a céu aberto do Ocidente — localizada no arranha-céu Hudson Yards, no bairro de mesmo nome, passou a oferecer uma experiência radical extra: o City Climb, uma oportunidade de escalar sua fachada e ver a cidade a 365 metros acima do solo.
Para os um pouco menos destemidos, a cidade tirou do papel também recentemente o RiseNY, uma experiência interativa e imersiva em que é possível "sobrevoar" seu horizonte com a ajuda de um simulador que suspende, virtualmente, os turistas a nove metros do chão.
Grandes exposições que estreiam este ano
Até 14 de agosto, o Museu de História Natural exibe a mostra "Tubarões", com modelos em tamanho real, fósseis, exposições interativas e mais material sobre o fascinante predador.
Desde abril, "Jean-Michel Basquiat: King Pleasure" emociona fãs de arte no Starrett-Lehigh Building com obras nunca expostas ou raramente mostradas do artista plástico revolucionário que é tido como um ícone do graffiti e do neoexpressionismo americano.
Já o Whitney Museum celebra até 5 de setembro sua 80ª Bienal com variedade de artistas intergeracionais em exibição. Também até a mesma data, o Met apresenta a exposição "Uma Antologia da Moda", inaugurada pelo famoso Met Gala e focada no percurso histórico e criativo dos designers norte-americanos com peças femininas e masculinas do século 18 até hoje.
O Museu de Arte Moderna (MoMA) abriga ainda até 10 de setembro a mostra "Henri Matisse: O Ateliê Vermelho", focada na pintura homônima de Matisse. Por fim, em 1º de julho, o Brooklyn Museum abrirá sua primeira exposição de pesquisa dedicada ao artista e estilista Virgil Abloh — o homem por trás da Off-White e, mais recentemente, da Louis Vuitton, falecido em 2021.
Mais informações sobre o circuito artístico nova-iorquino está disponível em nycgo.com/museums.
Tradição e inovação na gastronomia
O moderninho bairro de Williamsburg, no Brooklyn, é agora o lar do Laser Wolf, uma elogiada casa da Filadélfia que serve espetos à moda israelense, comandado pelo famoso chef e restaurateur Michael Solomonov e localizado na cobertura do hotel The Hoxton.
Além disso, a equipe por trás do já celebrado Frenchette recentemente abriu outro restaraunte francês no Rockefeller Center, o Le Rock. Lysée, uma loja de sobremesas sofisticadas, deve fixar endereço em breve no Flatiron, assim como o HAGS, o primeiro restaurante de alto padrão LGBTQA+, entra em funcionamento ainda neste mês de junho no East Village.
Quem quer provar cafés, pratos e petiscos, mas também pesa em sua agenda atividades de bom impacto social poderá optar pelo beach Dunes Eats & Arts Café, em Edgemere, no Queens. Ele foi recém-fundado por organizadores da "Campanha Contra a Fome" e tem lucro voltado a projetos de combate à insegurança alimentar na cidade.
The Lambs Club, localizado no luxuoso hotel The Chatwal, reabriu recentemente com pratos norte-americanos clássicos. Outra opção "premium" é trazida pelo chef com estrelas Michelin Daniel Boulud, que recentemente inaugurou a casa Le Gratin no térreo do Beekman Hotel. Lá, ele oferece uma experiência gastronômica casual inspirada nos bistrôs de Lyon, sua cidade natal na França.
Com o arrefecimento da pandemia, as feiras e os mercados de comida ao ar livre estão de volta, incluindo o Mercado Noturno do Queens, a Smorgasburg, no Brooklyn, e o Bronx Night Market, todos com restaurantes e vendedores locais servindo diferentes estilos e sabores.
Para saber mais, visite nycgo.com/dining.
Novos endereços "must-go" na noite
A vida noturna da cidade também retoma o ritmo com novas casas como o Eavesdrop, em Greenpoint, no Brooklyn; Somewhere Nowhere NYC Lounge e Rooftop Pool, em Chelsea; The Q, uma boate LGBTQ+ multinível em Hell's Kitchen; e Musica Club, a maior casa noturna de NYC, capitaneada pelo Cipriani. Mais opções podem ser encontradas em nycgo.com/nightlife.
Hotéis e acomodações estreantes
Nova York prevê a inauguração de 12 mil novos quartos de hotéis nos próximos três anos, então opções não estão em falta para diferentes bolsos e estilos. Por exemplo: no icônico Battery Maritime Building, o novo Casa Cipriani oferece vistas deslumbrantes da Ponte do Brooklyn e da Estátua da Liberdade.
Já o Hard Rock Hotel New York, com acesso fácil à região de Midtown, permite aos hóspedes se estabelecer próximo a região de compras da Times Square e parte dos teatros da Broadway. Em agosto chega o Aman New York, novo hotel de luxo na Quinta Avenida.
Também ainda neste verão americano — que dura até setembro — deve ser inaugurado o Hotel Barrière Fouquet's New York e o Ritz-Carlton em NoMad, com experiência inspirada no novo Madison Square Park. O mesmo bairro ainda receberá o AKA NoMad em 22 ded setembro.
Já no último trimestre de 2022, o Virgin Hotel e o The Fifth Avenue devem abrir as portas ao público. Harlem, Flushing, Lower East Side e Williamsburg também receberão novos empreendimentos nos próximos meses. É possível escolher sua "casa" nova-iorquina de acordo com a localização através do nycgo.com/hotels.
Grandes estrelas na Broadway
Boas notícias aos fãs de musicais: Hugh Jackman retornou recentemente ao circuito teatral de maior prestígio no EUA para as apresentações de "The Music Man", e a atriz indicada ao Globo de Ouro Beanie Feldstein estrela atualmente o tão esperado revival de "Funny Girl", já conduzido por Barbra Streisand.
Até 10 de julho, Darren Criss, Sam Rockwell e Laurence Fishburne se juntam no palco para a nova versão de "American Buffalo". Também até lá, Daniel Craig permanece em cena em Macbeth, em que interpreta o protagonista.
O romance best-seller "O Caçador de Pipas" chega à Broadway pela primeira vez neste verão, assim como "Kimberly Akimbo", a partir de 10 de novembro. Este último musical é muito elogiado pela crítica e pelos fãs. Mais informações em nycgo.com/broadway.
Às compras
Fãs de "Harry Potter" poderão em breve curtir, conhecer e levar mimos inspirados pelo bruxinho na primeira loja oficial da franquia em Nova York, no Flatiron.
Já aqueles entusiastas de "velharias" e da estética que remete ao passado precisam passar no recém-inaugurado Club Vintage, em Seaport. No mesmo bairro, apaixonados por sapatos encontrarão seu nicho no The Shoe Surgeon, um espaço de compra e customização de tênis únicos.
No último trimestre, abrirá as portas a nova loja da icônica joalheria Tiffany & Co., famosa por "Bonequinha de Luxo", no número 727 da Quinta Avenida. Mesmo quem não pretende levar uma peça para casa poderá desfrutar de um café da manhã no The Blue Box Café, dentro do espaço.
Para conferir horários e endereços das lojas de departamento mais icônicas de Nova York — Macy's Herald Square, Nordstrom, Bloomingdale's, Bergdorf Goodman e Saks Fifth Avenue — é só visitar nycgo.com/shopping.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.