Novo assento de avião já virá com fones de ouvido acoplados ao encosto
Um assento de avião de luxo, com fones de ouvido sem fio já incorporados à estrutura de apoio do pescoço, poderá se tornar em breve o novo "mimo" para a primeira classe e a classe executiva das grandes companhias.
Batizado de "Euphony" ('Eufonia', em português, ideia que descreve uma acústica agradável ou ouvido), o projeto do estúdio francês de design de interiores para aeronaves Safran Seats foi produzido em parceria com a empresa de audiotecnologia Devialet e apresentado na Aircraft Interiors Expo (AIX), uma convenção do setor que aconteceu em Hamburgo, na Alemanha, no início do mês.
A Safran, que já assina as novas cabines da executiva dos Boeings 777 da Air France divulgados no último mês, garante que os alto-falantes que compõem o encosto do Euphony foram concebidos e ajustados para que seu som não viaje até a cabine vizinha e atrapalhe os companheiros de viagem.
No entanto, a proposta não é inviabilizar a comunicação dentro do avião: eliminando os fones, a ideia é que a tripulação possa mais facilmente seguir com o serviço de bordo sem interromper o entretenimento do passageiro.
Franck Lebouchard, presidente da Devialet, explicou à CNN americana que o principal desafio foi lidar com os barulhos já comuns dentro de um avião para aperfeiçoar a proposta da Safran de usar alto-falantes mais convencionais.
"Uma aeronave é provavelmente o ambiente auditivo mais complexo que você possa imaginar, tanto em termos de frequências — há baixas e altas frequências — quanto de volume". Por isso, a alternativa foi não bloquear nenhuma das frequências e não adotar cancelamento de ruído, para não ressaltar o extremo oposto do espectro sonoro.
Os fones foram então projetados para se ajustar em tempo real à situação da cabine e mascarar os sons do ambiente.
Tanta inovação tem, no entanto, um peso extra — literalmente. E é por isso que, o primeiro modelo do Euphony não deverá ser comercializado para a classe econômica, para não aumentar drasticamente o peso da aeronave como um todo.
No entanto, o estúdio revelou que já trabalha para enxugar o projeto e viabilizá-lo de maneira mais democrática dentro dos voos.
A previsão do estúdio é que o novo assento comece a voar de verdade em 2023, mas não foram divulgadas quais companhias incorporarão o design às suas frotas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.