Casal viaja pelo mundo a bordo de Kia: 'Muita experiência e pouca pressa'
A bordo de um Kia Sportage 4x4, o casal brasileiro Marcos Andreas Junghans, 60 anos, e Marianne Kollarz Junghans, 52 (@viagemfamilia2), está em uma viagem de carro pelo mundo — e não é força de expressão.
Nos últimos anos, eles cruzaram estradas das Américas, passando por países como Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Panamá, Costa Rica, México, Estados Unidos e Canadá. Depois, na costa leste dos Estados Unidos, colocaram o Kia em uma embarcação e o enviaram até a cidade belga de Antuérpia, onde começaram um longo roteiro pela Europa, com visitas a territórios como Alemanha, Áustria, Itália, França, Albânia, Bulgária, República Tcheca e Polônia.
Recentemente, eles voltaram com o carro para a América do Sul e, neste momento, se encontram no interior da Colômbia.
"Sempre gostamos de realizar longas viagens de carro. Quando éramos mais jovens, rodávamos o Brasil com um Opala. E, nos últimos anos, depois da nossa aposentadoria, tomamos a decisão de viajar pelo mundo com um carro resistente e confortável", diz Marianne.
Temos muita experiência e pouca pressa", resume.
Morando na estrada
Além de levá-los a todos os lugares, o veículo é a casa de Marcos e Marianne: os dois dormem em uma barraca instalada no teto do veículo, que também conta com compartimentos para roupas e comida, equipamentos de cozinha, geladeira e até uma ducha.
"Nas viagens, já dormimos com o carro em todo tipo de lugar. Passamos a noite em praias, em praças públicas, em delegacia de polícia, em florestas, em postos de gasolina, embaixo de ponte e até em um cemitério", diz Marcos. "Também já enfrentamos todos os tipos de terreno, como estradas de terra e com neve".
E lugar bonito é o que não falta. O casal destaca a Bolívia e a Guatemala, por onde passaram por muitas florestas e cachoeiras. "Já nos Estados Unidos, gostamos muito do Estado de Utah, um lugar cheio de paisagens lindas. E o Alasca é imperdível para quem está viajando de carro".
Na Europa, eles chegaram com seu carro até as praias francesas da Normandia, à costa italiana banhada pelo mar Adriático, ao interior da Lituânia e a cidades como Praga (na República Tcheca) e Cracóvia (Polônia).
"Mas nosso local predileto na Europa foi a Albânia", afirma Marcos.
Chegamos ao país sem muitas expectativas e, lá, nos deparamos com lindas praias, uma cultura rica e um povo muito bacana. É um lugar que merece ser mais visitado".
Enfrentando a pandemia
No começo de 2020, Marcos e Marianne estavam viajando com seu carro pela Itália — e, como quase todo mundo, foram muito afetados pela chegada da pandemia.
"Estávamos perto da cidade de Verona. E, um dia, acordei sem conseguir me mexer, com muita dor e febre. Era a covid-19. Fiquei mal por diversos dias. Mas, por sorte, não precisei ser internado nem contaminei a Marianne", relata Marcos.
Com as restrições de circulação na Europa, ficou impossível seguir na estrada. E o casal acabou indo para a Alemanha, onde tem amigos. Eles permaneceram no território germânico sem viajar por meses.
Após a reabertura gradual das fronteiras do Velho Continente, os dois (que têm passaporte europeu) conseguiram voltar a pegar a estrada e chegar a outros países. Mas a pandemia os obrigou a adotar uma drástica mudança de planos.
Depois de realizar o roteiro pela Europa, o objetivo era entrar na Ásia e ir até a Coreia do Sul. Mas as fronteiras dos países asiáticos ficaram fechadas por muito tempo. "Então resolvemos voltar para a América do Sul, enviando o carro para a Colômbia", conta Marianne.
Este retorno ao ponto inicial da jornada, porém, não é visto como uma derrota pelo casal. "Fomos flexíveis e soubemos nos adaptar às circunstâncias", avalia Marcos.
"E, agora, já temos novos planos. Da Colômbia, queremos descer para o Equador, ingressar no Peru e, dali, entrar no Brasil através do Acre. A ideia é fazer um grande roteiro pela Amazônia com nosso veículo. Não temos data para parar com esta viagem".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.