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De Paris a Cairo: o que cidades turísticas fazem contra a poluição do ar

Poluição na vista para a Torre Eiffel, em Paris (França) - Getty Images/iStockphoto
Poluição na vista para a Torre Eiffel, em Paris (França) Imagem: Getty Images/iStockphoto

Felipe van Deursen

Colaboração para Nossa

29/06/2022 04h00

Os desequilíbrios causados pelo aquecimento global já têm mostrado seus efeitos na indústria do turismo. Um estudo de 2014 analisou diversos cruzeiros e excursões ao Ártico e constatou que a redução de visibilidade provocada pelas mudanças climáticas reduz também a vontade de voltar a esses destinos.

Outro estudo, divulgado ano passado pela publicação acadêmica "Journal of Travel Research", mostrou que 93% das pessoas que foram à China e se incomodaram com a poluição do ar não têm vontade de voltar ao país.

Ainda assim, segundo a mesma pesquisa, é difícil quantificar perdas financeiras ligadas a essas experiências negativas. A poluição atmosférica é vista como um dos grandes pontos negativos por turistas em países como Índia, Indonésia e Tailândia. Só que, de acordo com o Banco Mundial, até 2019, antes do estouro da pandemia, o número de desembarques nesses lugares só cresceu.

Evidentemente, a experiência de viajantes é apenas um dano colateral de algo que, em primeira medida, é assunto de saúde pública e de qualidade de vida das populações locais. Mas é algo que já tem impactado, de alguma forma, os destinos mais famosos do mundo.

Veja o que a poluição já causou em seis metrópoles espalhadas pelo planeta — e o que seus governos têm feito para reverter a situação.

Agra, na Índia

Vista poluída para o Taj Mahal, em Agra (Índia) - Getty Images - Getty Images
Vista poluída para o Taj Mahal, em Agra (Índia)
Imagem: Getty Images

A cidade que abriga o templo mais famoso da Índia e um dos cartões-postais mais reconhecidos do planeta tem, assim como toda grande cidade indiana, um ar imundo. Segundo a empresa suíça IQ Air, que mede e ranqueia a qualidade do ar, 35 das 50 cidades mais poluídas do mundo em 2021 ficam na Índia (Agra é a 36ª).

Todo inverno, um nevoeiro cinzento e pegajoso cobre o Taj Mahal. No norte da Índia, a combinação de escapamentos de veículos, chaminés de fábricas e queimadas no campo deixam o céu com uma camada espessa de poluição.

No ano passado, em alguns dias o índice de PM 2.5 (partículas microscópicas, inaláveis e dispersas no ar), chegou a 160 por metro cúbico, uma taxa dez vezes mais alta do que o máximo recomendado pela OMS. O cenário era pavoroso: não dava para ver o Taj Mahal com nitidez mesmo a poucos metros de distância, segundo a agência de notícias AFP.

Portão do Taj Mahal, Agra, Índia - Getty Images - Getty Images
Portão do Taj Mahal, Agra, Índia
Imagem: Getty Images

A cidade de 4,4 milhões de habitantes lançou em 2019 um plano de ação que engloba tópicos como transporte e tratamento de lixo. A situação é tão periclitante que a Suprema Corte da Índia determinou que o governo local tomasse providências.

A poluição atmosférica descolore a superfície de mármore e outros materiais do Taj Mahal, o que é uma tragédia arquitetônica. O mausoléu, há séculos, encanta pela forma como reflete a luz solar ao longo do dia e das estações. Mas a sujeira do ar está corroendo até isso.

O governo do estado de Uttar Pradesh se comprometeu a adquirir 650 ônibus elétricos, e empresas privadas apresentaram projetos para tratar o desperdício de plástico e limpar o rio Yamuna. O projeto faz parte de um grande plano de reduzir a poluição atmosférica de 102 cidades indianas até 2025.

Cairo, no Egito

Vista poluída para as pirâmides, no Cairo (Egito) - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista poluída para as pirâmides, no Cairo (Egito)
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A capital do Egito já foi apontada como uma cidade inviável. Tanto que o governo do Egito está erguendo uma nova capital administrativa. O aumento das temperaturas, das chuvas pesadas e das inundações são uma ameaça não só ao dia a dia de seus quase 10 milhões de habitantes, mas também à herança arqueológica do Antigo Egito.

As pedras de sarcófagos já mudaram de cor e racharam, por causa da umidade e do calor excessivos. Granitos rosas perderam a tonalidade — alguns a ponto de ficarem cinzas — em questão de 15 anos.

Zawi Hawass, ex-ministro das Antiguidades, declarou que virtualmente todos os sítios arqueológicos ao ar livre estão ameaçados pelos ventos mais fortes, pelas enchentes e pela umidade e calor crescentes.

A poluição atmosférica da maior região metropolitana da África é preocupante. O monóxido de carbono emitido por veículos no Grande Cairo, onde vivem 21 milhões de pessoas, provoca a erosão do calcário e do arenito presentes nos blocos de pirâmide e outras antigas estruturas.

Vista das mesquitas de Sultan Hassan e Al-Rifai, no Cairo (Egito) - Getty Images - Getty Images
Vista das mesquitas de Sultan Hassan e Al-Rifai, no Cairo (Egito)
Imagem: Getty Images

Nos últimos anos, para tentar conter a situação, o governo investiu na ampliação da terceira linha do metrô da capital, o que teve impacto direto na redução de circulação de carros: 13%, segundo o Banco Mundial, que apoiou um programa que, entre outras medidas, reduziu os subsídios para combustíveis.

O programa também está aumentando a frota de ônibus elétricos na cidade, mas o foco principal é afastar cada vez mais as pessoas dos carros — que precisarão ser trocados por meios de transporte não-motorizados, uma vez que carro elétrico não é uma realidade viável hoje no país.

Los Angeles, nos Estados Unidos

A famosa "smog", de Los Angeles (EUA) - Getty Images - Getty Images
A famosa "smog", de Los Angeles (EUA)
Imagem: Getty Images

Smog, mistura de neblina com fumaça, é uma velha conhecida na segunda maior cidade dos Estados Unidos.

Em julho de 1943, uma cortina cinzenta cobriu Los Angeles. Após o episódio, a cidade ganhou a primeira agência reguladora de qualidade do ar no país. Nos anos 1960, depois que os cientistas descobriram que o fenômeno era causado pelo ozônio formado pelo contato dos óxidos de nitrogênio cuspido pelos escapamentos com o oxigênio da atmosfera, sob ação da luz solar, o foco de ação ficou mais nítido: era preciso melhorar os carros.

Uma série de medidas para tornar combustíveis menos poluentes e veículos mais eficientes surgiu desde então. Mas não era só isso que tornava o ar da cidade ruim. A geografia conta, como sempre.

Dia poluído em Los Angeles - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Dia poluído em Los Angeles
Imagem: Getty Images/iStockphoto

As montanhas que cercam a metrópole impedem que a poluição se dissipe. Há quase 75% de dias ensolarados por ano e a Bacia de Los Angeles costuma ter uma camada de ar quente em cima de uma de ar frio, o que dificulta ainda mais a dispersão.

Fora que o Porto de Los Angeles é o mais movimentado do país e que a cidade tem, reconhecidamente, um trânsito muito ruim. Los Angeles cresceu em torno do carro, mas agora quer se livrar dele.

Até 2028, a ideia é que 30% dos veículos nas ruas e 80% dos novos carros vendidos sejam elétricos.

Caminhões também estão na mira, e a principal rodovia que leva ao porto quer ser o "primeiro corredor de transporte de bens com emissão zero de poluentes", segundo uma reportagem da revista "Fast Company". Quanto aos ônibus, as autoridades apostam que amenidades como wifi e tomadas USB vão convencer as pessoas a deixar o carro em casa.

Letreiro de Hollywood, em Los Angeles - Getty Images - Getty Images
Letreiro de Hollywood, em Los Angeles
Imagem: Getty Images

Bicicletas compartilhadas e scooters elétricas fazem parte do plano. Para aumentar a segurança, a prefeitura testou uma ciclovia de mão-dupla protegida de carros no centro da cidade.

A quantidade de ozônio no ar hoje é menor do que nos anos 1980. Mas em 2020, mesmo com a pandemia, voltou aos níveis de 1997.

Paris, na França

Skyline poluída de Paris, na França - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Skyline poluída de Paris, na França
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A segunda cidade mais visitada do mundo, destino de 19 milhões de visitantes estrangeiros, é, ao mesmo tempo, uma capital apinhada de gente, no centro de uma região metropolitana de 11 milhões de pessoas, a maior da União Europeia. Paris pode ser o símbolo máximo de turismo urbano e cultural, mas é também uma metrópole — com problemas de metrópole.

Desde 2014 a capital francesa vem implementando iniciativas para reduzir a poluição atmosférica. Os resultados já são perceptíveis, mesmo descontando os efeitos do isolamento social imposto pela pandemia, segundo o IQ Air: a taxa de PM 2.5 caiu de 15,4 em 2017 para 12,2 em 2020.

A prefeitura local vem incentivando o uso de transporte público e meios não-motorizados. Baniu carros fabricados antes de 1997 das ruas. Desde 2019, toda a Grande Paris tem uma restrição de circulação em determinados horários que varia de acordo com o tipo de veículo e com o distrito. Em 2030, somente carros elétricos ou movidos a hidrogênio poderão entrar na capital.

Vista para área mais turística de Paris, na França - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista para área mais turística de Paris, na França
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em dias de smog, o transporte público é gratuito. Há um projeto de lei para tornar ônibus e metrô de graça permanentemente.

Não é benevolência política. Em 2016, quase 48 mil pessoas morreram em decorrência da poluição atmosférica na França. Um ar que mata pode facilmente arruinar a vista de Montmartre e frustrar as férias de milhões de pessoas, que movimentam mais de US$ 14 bilhões na cidade por ano — e isso não é bom negócio para ninguém.

Pequim, na China

Vista poluída da Cidade Proibida, em Pequim - Getty Images - Getty Images
Vista poluída da Cidade Proibida, em Pequim
Imagem: Getty Images

A capital chinesa já foi sinônimo de poluição. Mas, nos anos 2000, às vésperas de sediar a suntuosa Olimpíada de 2008, ela iniciou a mudança que hoje serve de exemplo a muitas metrópoles.

Após os Jogos, houve pressão internacional para que a cidade se comprometesse de fato com a poluição atmosférica. A embaixada americana passou a tuitar diariamente a qualidade do ar, e em 2012 o governo enfim começou a tomar medidas mais claras.

O gás natural substituiu o carvão na indústria, na geração de energia e no aquecimento das casas. A cidade impôs restrições a caminhões e foi uma das primeiras a estimular os carros elétricos — hoje, Pequim é a capital mundial do carro elétrico, nenhuma cidade tem mais que ela.

Vista para a Praça da Paz Celestial, em Pequim (China) - Getty Images - Getty Images
Vista para a Praça da Paz Celestial, em Pequim (China)
Imagem: Getty Images

Não que o ar seja uma maravilha. A taxa de partículas dispersas ainda é cinco vezes mais alta que o máximo recomendado pela OMS. Mas já foi dez vezes. Hoje, em algumas épocas do ano, Pequim é menos poluída do que Londres, algo impensável há duas décadas.

Para o turismo, é uma mudança necessária. Em 2013, após um inverno marcado por índices terríveis de qualidade, o número de desembarques internacionais chegou a despencar 15%.

Santiago, no Chile

Vista de Santiago do Chile - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista de Santiago do Chile
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em alguns dias de junho, a capital chilena era a cidade com o pior ar do planeta, segundo os medidores em tempo real do IQ Air. É um padrão que se repete nos invernos no Chile e em alguns vizinhos andinos (Lima não fica muito atrás no ranking).

Nos anos 1990, a situação era de doer. Em 1996, o smog que cobriu Santiago espalhou uma onda de gripe que mandou 3,5 mil crianças para o hospital por dia.

Em 1999, o governo decretou emergência ambiental, situação que se repetiu em 2015. No último decreto, mais de 1,3 mil fábricas precisaram suspender as atividades, 80% dos carros ficaram parados e a população de mais de 6 milhões de pessoas entupiu o metrô.

Santiago é uma metrópole encravada em um vale entre os Andes e a Cordilheira da Costa, o que forma bolsões de ar que não deixam a poluição escapar com facilidade. É por isso que o turista que chega à cidade esperando ver os colossais Andes com nitidez acaba muitas vezes se frustrando com a névoa suja.

Vista poluída de Santiago, capital do Chile - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista poluída de Santiago, capital do Chile
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para mudar a situação, a capital do Chile integrou a "Breathe Life 2030", uma campanha da OMS de combate à poluição atmosférica. A cidade também aprimorou o protocolo de emergência a fim de emitir alertas públicos e coordenar ações em diversas esferas para otimizar seus efeitos.

No transporte, o foco principal são os ônibus. Santiago tem a maior frota de ônibus elétricos do mundo fora da China.