10 destinos 'secretos' que são verdadeiras joias do turismo na Europa
Roma, Paris, Londres, Veneza, Barcelona... Quem pensa em viajar pela Europa naturalmente (em especial, se esta for sua primeira visita) pensa nas grandes cidades do Velho Continente.
No entanto, seu território conta com belezas esquecidas, perdidas ou até "escondidas", ao menos segundo a avaliação do ranking do European Best Destinations, uma plataforma belga de promoção do turismo regional que escolhe, anualmente, os destinos secretos mais bonitos do ano.
Em 2022, 21 cidades entraram para a lista, mas foram estas dez primeiras que realmente se destacaram e alçaram às melhores posições. O que elas têm em comum? Boa parte delas são litorâneas, ideais para brasileiros que nesta temporada de meio de ano querem conhecer paisagens históricas estrangeiras, mas bem longe do frio ou da chuva do nosso inverno.
Confira as vencedoras:
1. Batumi, na Geórgia
Batumi é interessante por ser o encontro da cidade com a praia e do antigo com o novo. Seu centro turístico é repleto de ruas "antiguinhas" e muito charmosas, enquanto no centro comercial prédios modernos e interessantes pipocam — e os dois estilos se misturam em sua orla e na marina onde iates luxuosos disputam espaço.
O ranking destaca: sua arquitetura como uma das mais ousadas da Europa.
Invista em: passeios ao ar livre, bike, trilhas, museus, restaurantes e bares — amantes de vinho e coquetéis devem se deliciar com os diversos bares nos terraços de prédios por lá, enquanto os devotos a experiências gourmet terão o repertório ampliado pelo mix entre a culinária europeia e a asiática presente na cidade.
2. Torrevieja, na Espanha
O destino espanhol abriga um daqueles cenários "instagramáveis" que atraem turistas: a "laguna salada", ou a lagoa com sal, toda cor-de-rosa localizada no Parque Natural Lagunas de la Mata y Torrevieja. Sua água é conhecida por ter propriedades medicinais que seriam benéficas para quem sofre de reumatismo.
O ranking destaca: ampliar o passeio por toda a região de Alicante, onde Torrevieja está situada. Ali, lindas praias podem ser exploradas em barcos e catamarãs.
Invista em: relaxar à beira-mar (ou lagoa), que é mesmo a principal atração por aqui.
3. Pietrapertosa, na Itália
Localizada na "sola" da bota italiana, Pietrapertosa é uma cidade que resguarda ares medievais encrustada em meio às montanhas e às matas, o que oferece vistas espetaculares da costa sul do país. Ela é considerada, ainda hoje, um dos vilarejos mais bonitos que sobreviveu à Idade Média.
O ranking destaca: sua região, que também conta com Matera e Castelmezzano, duas outras cidades medievais muito bonitas e que penetram nos paredões rochosos.
Invista em: subir até o topo do castelo não só pela experiência única de estar dentro deste tipo de construção como para admirar a paisagem. Corajosos poderão ainda se arriscar na tirolesa mais rápida da Europa, que liga Pietrapertosa a Castelmezzano.
4. Rio Marina, na Itália
Localizada na Ilha de Elba, um antigo território de mineração, Rio Marina guarda praias de areias limpas e águas cristalinas.
O ranking destaca: oito balsas diárias ligam Piombino à ilha e, portanto, é possível passear pela região e aproveitar toda a costa.
Invista em: conhecer as cavernas escondidas e praias "secretas" de Cala delle Alghe ou Spiaggia Luisi d'Angelo, locais bonitos e pouco movimentados.
5. Veli Losinj, na Croácia
Antigo porto de pesca, muito movimentado até o início do século 20, Veli Losinj hoje se dedica ao turismo. Ela guarda uma arquitetura charmosa, colorida e quase perdida no tempo, mas segue atraindo visitantes especialmente pelas suas belezas naturais, ao pé da montanha Kalvarija, guarda praias de águas azuis e clima ensolarado.
O ranking destaca: seu centro de aromaterapia é uma parada interessante para fãs de óleos essenciais e outros cosméticos relaxantes.
Invista em: explorar os restaurantes locais, com boa gastronomia mediterrânea.
6. Calella de Palafrugell, na Espanha
Escondida mesmo! Quem quer conhecer a Catalunha, mas ir além do "engarrafamento" de turistas em Barcelona, deve estender viagem (cerca de 1h30 de carro) até Calella de Palafrugell.
O ranking destaca: não só a tranquilidade em contraste a outros destinos turísticos, como a beleza de suas pequenas cavernas e praias.
Invista em: conhecer a arquitetura característica catalã, com presença marcante em sua orla.
7. Bauduen, na França
A cerca de 1h30 de Nice, Bauduen é um tesouro da Côte d'Azur, considerada uma das cidades mais bonitas da França por fazer jus à região com suas águas azuladas.
O ranking destaca: é um bom destino para famílias por oferecer atividades educacionais no centro náutico, sessão de 'exploração' do céu noturno no Observatório Astronômico e um museu exclusivamente para crianças "Arte em Brinquedos".
Invista em: provar as delícias da gastronomia provençal nos bistrôs e restaurantes de Bauduen, que têm bons preços.
8. Moraira, na Espanha
Outro destino ideal para famílias, Moraira tem clima de resort e oferece bons passeios à beira-mar e prática de esportes aquáticos. As águas estão sempre temperadas — nunca muito quentes ou frias e suas praias são belíssimas.
O ranking destaca: outras opções para quem gosta de esportes, como seus três campos de golfe.
Invista em: passeios de barco, jantares em seus bons restaurantes e uma passada no castelo da cidade para conhecer um pouco de sua história.
9. Thun, na Suíça
Quem mora na cosmopolita Berna costuma descansar por aqui. Thun, a beira do lago de mesmo nome, oferece tranquilidade com acesso à cidade grande facilitado.
O ranking destaca: é possível ser compreendido na cidade em alemão, inglês, francês ou italiano.
Invista em: caminhadas ou passeios de bike pela orla do lago, além de roteiro gourmet nos restaurantes da região.
10. Port Grimaud, na França
Quem ama barcos, iates e outras embarcações estará no destino certo, este porto movimentado onde é possível passear com facilidade pela linda religião de antigas construções provençais.
O ranking destaca: a possibilidade de tomar um drink nos bares no terraço de prédios ao redor do porto, com a vista para sua paisagem colorida.
Invista em: alugar um barco, é claro, e passear pelos canais de Port Grimaud, a Veneza da Riviera Francesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.