Após Homer, Balenciaga traz Kardashian e mais famosas para desfile polêmico
Depois de ter Homer Simpson "desfilando" sua coleção de primavera/verão 2022, a Balenciaga voltou a colocar estrelas em sua passarela para mostrar na Semana de Moda de Paris a 51ª coleção de Alta-Costura da grife espanhola, a segunda sob o comando de Demna Gvasalia.
A estratégia parece ter atingido o resultado esperado e gerou controvérsia nas redes sociais — o público que acompanhou o show nesta quarta (6) via streaming se dividiu entre amor e ódio pela escolha das estrelas, silhueta das peças e até a respeito da estrutura do evento.
Entre as modelos de Gvasalia estavam a empresária Kim Kardashian, uma espécie de "musa da grife" no último ano, além da cantora Dua Lipa, a atriz Nicole Kidman, a top Bella Hadid e a veterana fashion Naomi Campbell.
O desfile, que aconteceu no histórico salão parisiense da Balenciaga, reforçou o reinado das "pantaboots" — as leggins justíssimas acopladas ao sapato, que Kim vestiu até mesmo no Met Gala de 2021 — e trouxe outras peças e tendências já vistas em coleções prêt-à-porter da grife, como luvas, silhuetas maximalistas e cores vibrantes.
Seguindo o estilo de trabalhos anteriores de Gvasalia, as peças não apresentaram aplicações de pedrarias, rendas, bordados e outras técnicas familiares à Alta-Costura — à exceção de um rebuscado vestido de noiva que cruzou a passarela — e propõem uma "conversa" entre a alfaiataria e o streetwear.
A "caminhada de Kim", assim como o restante da coleção, dividiu opiniões apaixonadas e chegou aos Trending Topics, os assuntos mais comentados do momento no Twitter. Houve quem considerasse o desfile "sem graça" e aqueles que o enxergaram não como um evento de moda, mas como um espetáculo midiático. Confira algumas das reações:
Assista ao resumo do desfile:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.