Topo

Espera por visto dos EUA no Brasil tem média de 1 ano. No Chile, passa de 2

Entrevista para visto dos EUA tem atingido recordes de fila de espera após a pandemia - Getty Images/iStockphoto
Entrevista para visto dos EUA tem atingido recordes de fila de espera após a pandemia Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

08/07/2022 09h17

O tempo de espera para a entrevista que decide a emissão do visto do turista brasileiro no consulado do Rio de Janeiro já atinge 454 dias — cerca de 1 ano e 3 meses — informou nesta quinta (7) a AG Immigration Group, escritório de advocacia migratória.

Atualmente, a Cidade Maravilhosa tem o posto com a maior fila entre todas as representações diplomáticas dos EUA no Brasil. Em abril, a "coroa" era de São Paulo, que na época tinha fila de 321 dias ou 11 meses contra 227 dias (cerca de 7 meses e meio) do Rio.

Em julho, este número saltou em Sampa para 365 dias, ou 1 ano. Porto Alegre também passou à frente e tem hoje uma espera de 406 dias ou pouco mais de 1 ano e 1 mês. Já a fila em Brasília é de 314 dias (dez meses e meio) e no Recife de 307 dias ou dez meses.

"Sabemos que os oficiais consulares no Brasil têm se esforçado bastante para atender a todos. É uma demora circunstancial, em razão dos dois anos que os consulados e a Embaixada ficaram praticamente fechados ao público", acredita Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration.

Aeroporto em Chicago, nos EUA: brasileiros sem visto não devem programar viagem - Spencer Platt/Getty Images - Spencer Platt/Getty Images
Aeroporto em Chicago, nos EUA: brasileiros sem visto não devem programar viagem para curto prazo
Imagem: Spencer Platt/Getty Images

Desde a retomada das atividades consulares em novembro de 2021, com a reabertura das fronteiras dos EUA, o "engarrafamento" pelo documento parece só aumentar. Além do acúmulo de processos já em andamento junto às autoridades americanas paralisados durante a covid-19, como esclarece Felipe, o aumento da procura pelo documento pelo turista saudoso de viajar também é um dos motivos para a espera prolongada.

Os EUA são o principal destino turístico dos brasileiros. Há uma relação cultural muito forte entre os dois países. Para quem quer viajar ainda neste ano, porém, a recomendação é aguardar. Não se deve realizar a compra de passagens aéreas ou fazer reservas em hotéis sem antes ter a confirmação de que o visto foi aprovado." Instrui o advogado de imigração Felipe Alexandre.

O visto de turismo corresponde a 92% de todas as solicitações de entrada de brasileiros ao governo americano. Nos cinco primeiros meses de 2022, 319 mil vistos B1/B2 — como é classificado este tipo do documento — foram emitidos. No mesmo período do ano passado, em razão da pandemia, o número foi de apenas 978.

Se a espera é grande para brasileiros, a situação é pior para outros vizinhos latino-americanos. Na Embaixada dos EUA em Buenos Aires, por exemplo, a fila é de 504 dias ou quase 1 ano e 5 meses.

Em Bogotá, capital da Colômbia, a espera já atinge 738 dias ou cerca de 2 anos, enquanto em Santiago, no Chile, é necessário aguardar 853 dias, o equivalente a pouco mais de 2 anos e 4 meses. Na Cidade do México, no país ali ao lado dos EUA, a entrevista pode acontecer apenas depois de 581 dias ou mais de 1 ano e 7 meses.