Banana amassada e frita é base do patacón, famoso petisco latino; aprenda
A banana-da-terra crua tem um gostinho adstringente, que amarra a boca, especialmente quando está crua. É por isso que em países da América Latina o costume é consumi-la cozida.
Se no Brasil ela é selada na frigideira e compõem pratos como farofa e baixaria, um clássico do Acre, em lugares como Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru, o ingrediente é amassado e frito, dando origem aos chamados patacones.
O nome faz referência às moedas de dinheiro, pela cor amarela e o formato arredondado e achatado.
Mais macia que uma banana chips e mais fina que um pãozinho de brusqueta, a pedida funciona como um petisco — come-se mais do que uma e se usa diversas coberturas.
Na Colômbia, por exemplo, o patacón vai bem com queijo e café com leite no café da manhã. Mas também pode receber o acréscimo de carne ao longo do dia.
No programa "À Moda de Isa", a atriz que ganhou a última temporada de MasterChef Brasil apresenta o passo a passo da receita em vídeo (confira no topo da matéria).
O preparo consiste em cortar a banana-da-terra em três pedaços e mergulhar em óleo aquecido em fogo baixo por cinco a sete minutos. Nesta parte, a ideia é cozinhá-la de leve e amolecê-la com dois objetivos: melhorar o sabor e conseguir fazer os discos.
A chamada pataconera é um utensílio próprio de metal ou madeira cujo uso é achatar as bananas. Como quase ninguém tem em casa, Isa dá uma alternativa fácil: pressionar cada parte da banana com uma panela.
Com o patacón no formato adequado, basta reaquecer o óleo a uma temperatura mais quente e fritar até dourar.
Essa receita não funciona com outro tipo de banana. Tem que ser a da terra".
Sirva com:
carne louca!
No programa, a receita inspirada no rolê pelo Beco do Batman, na Vila Madalena, fez Isa sugerir uma receita bem brasileira para compor os patacones: carne louca.
Confira os ingredientes e modo de preparo detalhado abaixo.
INGREDIENTES
- 400 gramas de acém
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo
- 1 cebola em tiras
- 2 pimentas-de-cheiro
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de páprica defumada
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 200 mililitros de cerveja clara
- 300 mililitros de água
- 7 colheres de sopa de vinagre de vinho
- Molho de pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
Temperar os cubos de carne com sal e pimenta-do-reino. Aquecer a panela de pressão, colocar óleo e, quando tiver quente, selar todos os lados da carne.
Quando formar uma crosta bem bonita, adicionar a cebola, a pimenta-de-cheiro, o alho, a páprica e o cominho. Esperar a cebola murchar e adicionar o extrato de tomate. Dourar por mais 3 minutos.
Tostar os pimentões inteiros na boca do fogão ou com um maçarico até ficar escuro. Depois, tirar a casca e as sementes. Cortar em tiras.
Adicionar os pimentões na panela, junto com a cerveja e a água. Fechar a panela de pressão e cozinhar por 45 minutos, contados a partir do momento que fizer barulho.
Abrir a panela e desfiar a carne. Voltar para o fogo, dessa vez sem a tampa, para reduzir. Finalize com vinagre e molho de pimenta. Ajustar sal e pimenta.
À moda da Isa Scherer
Não perca os próximos episódios de 'À moda da Isa'. O programa que reúne rolês atrativos e receitas criativas vai ao ar toda quinta-feira, às 11 horas, no UOL Play.
Perdeu o horário? Não tem problema. Confira a playlist completa sempre que quiser no YouTube de Nossa!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.