Topo

Domo gigante que já transforma céu de Las Vegas será arena de shows em 2023

MSG Sphere em Las Vegas - Divulgação
MSG Sphere em Las Vegas Imagem: Divulgação

De Nossa

11/07/2022 11h35

O horizonte célebre da "Cidade do Pecado" está se transformando graças a um domo gigante em construção dentro do complexo do hotel e cassino The Venetian, no Las Vegas Boulevard. Autodenominada a maior construção esférica do planeta, a estrutura se chama oficialmente MSG Sphere e será uma arena de shows imersiva, com efeitos 4D.

Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2023, o megaprojeto tem custo estimado de US$ 1,865 bilhão ou R$ 9,81 bilhões, segundo informações do The Hollywood Reporter. O alto investimento está ligado à instalação de tecnologias que deverão permitir aos frequentadores experiências multissensoriais.

Um dos primeiros grandes eventos a acontecer no local, no entanto, não será assim tão musical: está prevista ali a celebração do GP de Las Vegas de Fórmula 1 em novembro do próximo ano, já que a pista passa ao redor do domo, confirmou Nick Tomasino, vice-presidente sênior de construção da Madison Square Garden Entertainment — empresa que toca o projeto — ao site.

As obras para permitir esta grande festa se iniciaram em 2019, mas apenas no fim de maio foi finalizada o exoesqueleto externo ou a "casca" da esfera em aço. Do chão ao "oculus", seu ápice onde um anel de compressão permite que a estrutura sustente o próprio peso, há cerca de 110 toneladas de metal com um diâmetro de 41,5 metros.

As obras da MSG Sphere em Las Vegas já estão avançadas - Divulgação - Divulgação
As obras da MSG Sphere em Las Vegas já estão avançadas
Imagem: Divulgação

Uma vez completa, a esfera deverá ter 102,5 metros de altura e pouco mais de 157 metros de largura, o que possibilitará acomodar 20 mil espectadores em pé ou 17.500 sentados. O complexo ainda contará com 23 suítes VIP.

Tanto seu exterior quanto o interior serão forrados por telas LED completamente programáveis de resolução "16k por 16k". Já o sistema de som em parceria com a companhia de áudio alemã Holoplot permitirá a customização do som espacial reproduzido nos 164 mil alto-falantes distribuídos pela arena.

MSG Sphere em Las Vegas - Divulgação - Divulgação
O interior do domo ainda em construção
Imagem: Divulgação
Em detalhe - Divulgação - Divulgação
Em detalhe
Imagem: Divulgação

Outros dispositivos ainda permitirão a manipulação de sons, cheiros, temperatura e conectividade para os frequentadores "mergulharem" nas experiências, espetáculos, eventos comerciais, competições esportivas, entre outras atividades já programadas para o espaço.