Costelinha de porco em 30 minutos e mais duas receitas: carnuda e gourmet
Pratos populares como a costelinha de porco têm mil e um jeitos de fazer. Mais interessante do que eleger um único favorito é tirar vantagem das receitas para encaixá-las de acordo com o seu desejo e o dos seus convidados.
Embarcando num estilo norte-americano, o apresentador Pedro de Bem ensinou neste episódio de "Cozinha por Aí" como assar a carne até desmanchar na churrasqueira ou no forno.
Além do uso de páprica defumada e mostarda para temperar a costelinha, a garantia do sabor está no molho barbecue.
Todo diferentão, o preparo começa com uma infusão concentrada de chá preto em água. Vinagre branco e molho inglês dão o toque ácido e suco de laranja e açúcar mascavo, o doce.
A ardência, que não pode faltar, entra de forma prática com o molho de pimenta de sua preferência.
Assista ao vídeo no topo da matéria ou clique na imagem abaixo para conferir o passo a passo completo:
Rapidex
Em 30 minutos
Quem não tem três horas sobrando para se aventurar na costelinha do Pedro pode encontrar a solução perfeita nesta ideia de Bruno Salomão, da série "Vai Ter Churras".
Com o desafio de cozinhar junto do cronômetro marcando 30 minutos, a sua saída é caprichar nos temperos — a receita leva cachaça, cerveja e especiarias — e cozinhar primeiro na panela de pressão.
O segundo passo consiste em levar cada ripa da costelinha para selar na churrasqueira. Quem quiser pode realizar o processo direto numa frigideira antiaderente bem quente. O objetivo é formar uma deliciosa crostinha dos dois lados.
Carnuda
com barriga e couro
Se procura substância, a escolha perfeita é esta aqui: usar um corte maior da costelinha que vem junto com a barriga e o couro do animal.
É uma carne bem alta com várias camadas de sabor".
Bruno fura a pele com o garfo e desidrata com sal para ajudar a pururucar na brasa. Do lado do osso, retira a membrana e tempera com uma pasta caseira que leva cominho, alho, açúcar e pimenta caiena, entre outros ingredientes.
A etapa do forno requer paciência. Demora até 5 horas para a costela atingir a textura ideal embrulhada em papel alumínio a 170 graus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.