Topo

Castelos e muralhas medievais para conhecer em viagem bate e volta de Madri

O Castelo de Mendoza é uma das joias mais bem conservadas da arquitetura medieval do Reino de Castela - iStockphotos
O Castelo de Mendoza é uma das joias mais bem conservadas da arquitetura medieval do Reino de Castela
Imagem: iStockphotos

Lucila Runnacles

Colaboração para Nossa, de Madri

17/07/2022 04h00

Você sabia que a poucos quilômetros de Madri existem vários castelos que vão fazer você se sentir como em um conto de fadas?

Palácios construídos há vários séculos, torres, jardins com história, portas gigantescas e um charme especial que rodeia esses lugares.

As cidades de Toledo e Ávila são as mais conhecidas e figuram na rota de muitos viajantes, mas há preciosidades que não entram em todos os guias e também estão pertinho de Madri.

Embarque com Nossa e confira cinco destinos com fortificações e muralhas medievais incríveis para visitar em um bate e volta partindo da capital espanhola.

Manzanares el Real

Essa é a opção mais próxima de Madri. Manzanares el Real fica só a 52 quilômetros de distância. Esse pequeno município que está dentro da comunidade de Madri, tem apenas 9 mil habitantes. O lugar é famoso por ter uma das joias mais bem conservadas da arquitetura medieval do Reino de Castela.

Castelo de Mendoza, atração na pequena Manzanares el Real - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
Castelo de Mendoza, atração na pequena Manzanares el Real
Imagem: Lucila Runnacles/UOL

O Castelo de Mendoza foi construído no século XV, pelo duque Diego Hurtado de Mendoza e a obra foi finalizada pelo seu filho, Íñigo López de Mendoza, uma família influente da época.

A imponente obra tem um formato bem quadrado e três torres que dão um toque especial. Quem visita o castelo, além de se sentir quase como em um conto de fadas, pode ver como era seu interior. Algumas salas têm mobiliários que eram utilizados no século XVII.

Castillo de Manzanares El Real  - Comunidad de Madrid - Comunidad de Madrid
Imagem: Comunidad de Madrid

O Castelo Novo, como também é conhecido, tem um belo jardim com várias plantas medicinais, cereais e frutas que eram cultivadas naquela época.

Além do castelo, essa região é uma das favoritas para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza. La Pedriza fica ali do lado e oferece várias trilhas que podem ser feitas tanto a pé como de bicicleta.

Vai >> A entrada ao castelo custa 5 euros. Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, até as 18h.

Toledo

No alto de Toledo, o antigo palácio e fortaleza hoje abriga museu do exército. - Alexander Awerin/Unsplash - Alexander Awerin/Unsplash
No alto de Toledo, o antigo palácio e fortaleza hoje abriga museu do exército.
Imagem: Alexander Awerin/Unsplash

Essa é a cidade turística mais visitada pelos turistas que chegam a Madri. Toledo fica a 72 quilômetros de distância. O esverdeado Rio Tajo (que em Portugal se chama Rio Tejo) e os seus monumentos medievais dão um toque especial a esse destino.

Mirantes se misturam com monumentos medievais árabes, judeus e cristãos. Ninguém menos do que El Greco viveu em Toledo. Essas paisagens serviram de inspiração para o pintor espanhol.

A linda Toledo é uma das cidades mais visitadas da Espanha - Kseniia Samoylenko/Unsplash - Kseniia Samoylenko/Unsplash
A linda Toledo é uma das cidades mais visitadas da Espanha
Imagem: Kseniia Samoylenko/Unsplash
Passear por suas ruas de pedra é uma surpresa a cada esquina - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
Passear por suas ruas de pedra é uma surpresa a cada esquina
Imagem: Lucila Runnacles/UOL

Na parte mais alta da cidade fica o famoso alcázar — alcácer em português. Esse é um termo espanhol usado para castelos ou palácios fortificados que foram utilizados pela realeza mulçumana e que depois foram reformados pelos reis cristãos.

O alcácer de Toledo era um antigo palácio e fortaleza e atualmente é o museu do exército. Lá dentro tem exposições sobre história, guerras, quadros e muitas armaduras. Do lado de fora, em um dos pátios, se tem uma linda vista da cidade e do seu entorno.

O imponente alcázar reina sobre o Rio Tajo, que vira Tejo em Portugal - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
O imponente alcázar reina sobre o Rio Tajo, que vira Tejo em Portugal
Imagem: Lucila Runnacles/UOL
A área externa, com pontes, muralhas e jardins, é outra atração do passeio - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
A área externa, com pontes, muralhas e jardins, é outra atração do passeio
Imagem: Lucila Runnacles/UOL

Além do alcácer, Toledo tem uma catedral famosa, várias pontes e ruazinhas charmosas para passear sem pressa.

O alcázar abre diariamente das 11h às 17h (fechado na quarta-feira). A entrada custa 5 euros e no domingo a visita é gratuita.

Buitrago de Lozoya

Vista de Bultraigo à partir do mirante natural da pequena cidade - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
Vista de Bultraigo à partir do mirante natural da pequena cidade
Imagem: Lucila Runnacles/UOL

Essa é uma ótima opção para quem quiser visitar dois castelos em um só dia; Buitrago de Lozoya fica a 82 quilômetros de Madri e logo sugerimos fazer mais 48 quilômetros para chegar até Pedraza.

Buitrago tem várias atrações e um mirante natural incrível para apreciar a pequena cidade lá do alto, principalmente pela manhã ou no fim do dia. O mirante não está sinalizado e para chegar é preciso perguntar aos locais o caminho porque tem que entrar no meio de um campo e caminhar por cerca de 20 minutos mas vale muito a pena.

Na cidade é possível passear por cima da muralha árabe que protegia todo o centro histórico e se maravilhar com a paisagem que o Rio Lozoya e a natureza vão formando do outro lado.

Passeio pela muralha de Buitrago - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
Passeio pela muralha de Buitrago
Imagem: Lucila Runnacles/UOL
E vista da cidade banhada pelo Rio Lozoya - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
E vista da cidade, banhada pelo Rio Lozoya
Imagem: Lucila Runnacles/UOL

O castelo que está dentro das muralhas foi construído no século XV e tem uma arquitetura com forte influência islâmica, em estilo gótico-mudéjar. O tijolo é muito característico e o principal material desse estilo artístico.

A fortificação tem sete torres de pedras diferentes e o seu interior não está preservado. Atualmente o castelo está sendo restaurado e por isso não está aberto a visitação.

O portal de pedras que leva à igreja medieval de Buitrago - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O portal de pedras que leva à igreja medieval de Buitrago
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mas não se preocupe por isso porque Buitrago ainda guarda um achado, um pequeno museu com obras de ninguém menos do que Pablo Picasso. A história é curiosa; ao longo dos anos Picasso foi presenteando seu cabelereiro, que é dessa cidade, com várias obras suas em troca de cortes de cabelo. Pinturas, gravuras, peças de cerâmica e desenhos que hoje estão expostos nesse museu que tem entrada gratuita.

Pedraza

Depois de visitar Buitrago de Lozoya, outra opção imperdível a 48 quilômetros de distância é o pequeno município de Pedraza, que é uma autêntica vila medieval.

Vista aérea de Pedraza, uma autêntica vila medieval - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista aérea de Pedraza, uma autêntica vila medieval
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Lá no alto de uma montanha fica esse pequeno lugar que tem apenas 31 quilômetros quadrados e pouco mais de 500 habitantes. A sua fama vem das suas ruas de paralelepípedo e das belas casas com fachadas de pedras todas da mesma cor. Caminhar por ali é quase como estar dentro de um livro de história.

Como toda cidade espanhola que se preze, a famosa praça maior está presente e a de Pedraza é uma das mais lindas do país. Pórticos e belos imóveis com sacadas floridas ficam ao redor dela onde antigamente aconteciam as famosas corridas de touros. Hoje em dia essa praça acolhe vários restaurantes, uma igreja e a prefeitura.

A praça de Pedraza é considerada uma das mais autênticas e bonitas da Espanha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A praça de Pedraza é considerada uma das mais autênticas e bonitas da Espanha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pedraza também tem um castelo que foi construído no século XIII e passou por várias reformas. Em 1926, o imóvel foi comprado pelo pintor espanhol Ignacio de Zuloaga. O artista viveu ali durante muitos anos e depois que faleceu seus netos abriram uma parte para transformar em museu. A entrada ao castelo custa 6 euros.

O castelo de Pedraza, do século XIII - Lucila Runnacles/UOL - Lucila Runnacles/UOL
O castelo de Pedraza: construção do século XIII
Imagem: Lucila Runnacles/UOL

Ao redor de Pedraza também é possível visitar a antiga muralha do século XI que servia para proteger a vila.

Ávila

Essa cidade tem uma das muralhas mais famosas da Espanha. Não é para menos, Ávila é um ótimo exemplo de cidade fortificada que conseguiu conservar totalmente as suas muralhas.

As muralhas bem-preservadas de Ávila - Ayuntamiento de Ávila - Ayuntamiento de Ávila
As muralhas bem-preservadas de Ávila
Imagem: Ayuntamiento de Ávila

Esse lugar turístico fica a noroeste de Madri, a 110 quilômetros, na região de Castela e Leão.

A parte antiga de Ávila, com a sua muralha, que tem 2 mil anos de história, e as suas igrejas foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A cidade até hoje é protegida pela muralha, que tem mais de 2 mil anos - iStockphotos - iStockphotos
A cidade até hoje é protegida pela muralha, que tem mais de 2 mil anos
Imagem: iStockphotos

Já de longe o seu tamanho impressiona. São quase 3 quilômetros de extensão e nove portas gigantescas. Os muros têm três metros de espessura e uma altura média de 12 metros.

Quem visita Ávila pode conhecer toda a muralha medieval do lado de fora. Pela parte de cima são 1.700 metros de caminhada onde é possível ver de perto algumas das suas 87 torres.

A entrada para visitar as muralhas custa 5 euros (grátis na terça-feira, das 14h às 16h).