Castelos e muralhas medievais para conhecer em viagem bate e volta de Madri
Você sabia que a poucos quilômetros de Madri existem vários castelos que vão fazer você se sentir como em um conto de fadas?
Palácios construídos há vários séculos, torres, jardins com história, portas gigantescas e um charme especial que rodeia esses lugares.
As cidades de Toledo e Ávila são as mais conhecidas e figuram na rota de muitos viajantes, mas há preciosidades que não entram em todos os guias e também estão pertinho de Madri.
Embarque com Nossa e confira cinco destinos com fortificações e muralhas medievais incríveis para visitar em um bate e volta partindo da capital espanhola.
Manzanares el Real
Essa é a opção mais próxima de Madri. Manzanares el Real fica só a 52 quilômetros de distância. Esse pequeno município que está dentro da comunidade de Madri, tem apenas 9 mil habitantes. O lugar é famoso por ter uma das joias mais bem conservadas da arquitetura medieval do Reino de Castela.
O Castelo de Mendoza foi construído no século XV, pelo duque Diego Hurtado de Mendoza e a obra foi finalizada pelo seu filho, Íñigo López de Mendoza, uma família influente da época.
A imponente obra tem um formato bem quadrado e três torres que dão um toque especial. Quem visita o castelo, além de se sentir quase como em um conto de fadas, pode ver como era seu interior. Algumas salas têm mobiliários que eram utilizados no século XVII.
O Castelo Novo, como também é conhecido, tem um belo jardim com várias plantas medicinais, cereais e frutas que eram cultivadas naquela época.
Além do castelo, essa região é uma das favoritas para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza. La Pedriza fica ali do lado e oferece várias trilhas que podem ser feitas tanto a pé como de bicicleta.
Vai lá >> A entrada ao castelo custa 5 euros. Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, até as 18h.
Toledo
Essa é a cidade turística mais visitada pelos turistas que chegam a Madri. Toledo fica a 72 quilômetros de distância. O esverdeado Rio Tajo (que em Portugal se chama Rio Tejo) e os seus monumentos medievais dão um toque especial a esse destino.
Mirantes se misturam com monumentos medievais árabes, judeus e cristãos. Ninguém menos do que El Greco viveu em Toledo. Essas paisagens serviram de inspiração para o pintor espanhol.
Na parte mais alta da cidade fica o famoso alcázar — alcácer em português. Esse é um termo espanhol usado para castelos ou palácios fortificados que foram utilizados pela realeza mulçumana e que depois foram reformados pelos reis cristãos.
O alcácer de Toledo era um antigo palácio e fortaleza e atualmente é o museu do exército. Lá dentro tem exposições sobre história, guerras, quadros e muitas armaduras. Do lado de fora, em um dos pátios, se tem uma linda vista da cidade e do seu entorno.
Além do alcácer, Toledo tem uma catedral famosa, várias pontes e ruazinhas charmosas para passear sem pressa.
O alcázar abre diariamente das 11h às 17h (fechado na quarta-feira). A entrada custa 5 euros e no domingo a visita é gratuita.
Buitrago de Lozoya
Essa é uma ótima opção para quem quiser visitar dois castelos em um só dia; Buitrago de Lozoya fica a 82 quilômetros de Madri e logo sugerimos fazer mais 48 quilômetros para chegar até Pedraza.
Buitrago tem várias atrações e um mirante natural incrível para apreciar a pequena cidade lá do alto, principalmente pela manhã ou no fim do dia. O mirante não está sinalizado e para chegar é preciso perguntar aos locais o caminho porque tem que entrar no meio de um campo e caminhar por cerca de 20 minutos mas vale muito a pena.
Na cidade é possível passear por cima da muralha árabe que protegia todo o centro histórico e se maravilhar com a paisagem que o Rio Lozoya e a natureza vão formando do outro lado.
O castelo que está dentro das muralhas foi construído no século XV e tem uma arquitetura com forte influência islâmica, em estilo gótico-mudéjar. O tijolo é muito característico e o principal material desse estilo artístico.
A fortificação tem sete torres de pedras diferentes e o seu interior não está preservado. Atualmente o castelo está sendo restaurado e por isso não está aberto a visitação.
Mas não se preocupe por isso porque Buitrago ainda guarda um achado, um pequeno museu com obras de ninguém menos do que Pablo Picasso. A história é curiosa; ao longo dos anos Picasso foi presenteando seu cabelereiro, que é dessa cidade, com várias obras suas em troca de cortes de cabelo. Pinturas, gravuras, peças de cerâmica e desenhos que hoje estão expostos nesse museu que tem entrada gratuita.
Pedraza
Depois de visitar Buitrago de Lozoya, outra opção imperdível a 48 quilômetros de distância é o pequeno município de Pedraza, que é uma autêntica vila medieval.
Lá no alto de uma montanha fica esse pequeno lugar que tem apenas 31 quilômetros quadrados e pouco mais de 500 habitantes. A sua fama vem das suas ruas de paralelepípedo e das belas casas com fachadas de pedras todas da mesma cor. Caminhar por ali é quase como estar dentro de um livro de história.
Como toda cidade espanhola que se preze, a famosa praça maior está presente e a de Pedraza é uma das mais lindas do país. Pórticos e belos imóveis com sacadas floridas ficam ao redor dela onde antigamente aconteciam as famosas corridas de touros. Hoje em dia essa praça acolhe vários restaurantes, uma igreja e a prefeitura.
Pedraza também tem um castelo que foi construído no século XIII e passou por várias reformas. Em 1926, o imóvel foi comprado pelo pintor espanhol Ignacio de Zuloaga. O artista viveu ali durante muitos anos e depois que faleceu seus netos abriram uma parte para transformar em museu. A entrada ao castelo custa 6 euros.
Ao redor de Pedraza também é possível visitar a antiga muralha do século XI que servia para proteger a vila.
Ávila
Essa cidade tem uma das muralhas mais famosas da Espanha. Não é para menos, Ávila é um ótimo exemplo de cidade fortificada que conseguiu conservar totalmente as suas muralhas.
Esse lugar turístico fica a noroeste de Madri, a 110 quilômetros, na região de Castela e Leão.
A parte antiga de Ávila, com a sua muralha, que tem 2 mil anos de história, e as suas igrejas foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Já de longe o seu tamanho impressiona. São quase 3 quilômetros de extensão e nove portas gigantescas. Os muros têm três metros de espessura e uma altura média de 12 metros.
Quem visita Ávila pode conhecer toda a muralha medieval do lado de fora. Pela parte de cima são 1.700 metros de caminhada onde é possível ver de perto algumas das suas 87 torres.
A entrada para visitar as muralhas custa 5 euros (grátis na terça-feira, das 14h às 16h).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.