A Casa do Porco é um dos 10 melhores restaurantes do mundo pelo 50 Best
A cerimônia do "The World's 50 Best Restaurants", que elege há 20 anos os melhores restaurantes do mundo, aconteceu nesta segunda (18) em Londres, na Inglaterra. Tão prestigiado quanto o "Guia Michelin", o prêmio é considerado o "Oscar da gastronomia".
O resultado de 2022, apresentado pelo ator e foodie Stanley Tucci, trouxe novidades para os brasileiros e latino-americanos.
O paulistano A Casa do Porco Bar, comandado pelo casal Jefferson e Janaína Rueda no centro da cidade, que conquistou a 17ª colocação em 2021, subiu ainda mais este ano, chegando ao 7º lugar e figurando no Top 10 mundial.
O trabalho da dupla chamou a atenção do júri, formado um time de mais de 1.080 pessoas envolvidas com a gastronomia, como chefs, jornalistas e foodies viajantes, pelo custo-benefício e pelo aproveitamento total do porco.
O animal, criado na fazenda da família em São José do Rio Pardo, no interior paulista, é elevado a sua máxima potência por meio de receitas como o sushi de papada e a pancetta com goiabada.
Recentemente, o menu "Da Roça para o Centro", que coloca no prato as tradições do estado de São Paulo foi reformulado por Janaína e uma equipe de cozinheiras mulheres. Entre as novidades estão a terrine de joelho, fígado e morcilla e a mil-folhas de codeguim (linguiça) à milanesa.
Outra surpresa foi o Oteque, do chef paranaense Alberto Landgraf. O restaurante, exaltado pela alta gastronomia com atmosfera carioca, entrou em 47º lugar na lista, avançando vinte posições em relação ao ano passado.
Instalado em Botafogo, no Rio de Janeiro, o espaço com balcão e poucas mesas serve aos clientes um menu degustação que muda diariamente.
Ingredientes como ostras e crustáceos saem direto do aquário para a bancada dos cozinheiros, que geralmente trabalham em silêncio.
A harmonização de vinhos por Leonardo Silveira e os coquetéis também foram citados como pontos altos pela premiação.
A América Latina foi bem representada por Leonor Espinosa, colombiana que une arte, política e gastronomia, eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo em 2022. O Don Julio, em Buenos Aires (Argentina), ficou em 14º. O Maido, em Lima (Peru), conquistou o 11º lugar.
Outros apareceram no Top 10. Confira:
Quem está no Top 10
Conheça mais sobre os restaurantes considerados os melhores do mundo.
1. Geranium (Copenhage, Dinamarca)
O restaurante dinamarquês leva a sério o trabalho de colocar as estações à mesa. A casa é orquestrada por Rasmus Kofoed. Em 2016, o chef foi o primeiro na Dinamarca a ganhar três estrelas Michelin.
Como o estabelecimento está instalado no oitavo andar do estádio nacional de futebol, os clientes provam a biodiversidade do país assistindo ao trabalho da equipe na cozinha aberta com vista para o campo ou vendo a paisagem bucólica do jardim Fælledparken.
2. Central (Lima, Peru)
O casal Virgilio Martínez e Pía León celebra as paisagens e tradições do Peru. Eles colocam no prato o litoral, os Andes e a Amazônia.
Isso só é possível pelos estudos e expedições realizados pelo instituto de pesquisa Mater, que é responsabilidade de Malena, irmã de Virgilio.
Quando chegam ao restaurante, os fregueses atravessam uma horta onde vivem 100 espécies de plantas. Esse cartão de visitas sugere a ideia de sustentabilidade, que se estende à reciclagem e compostagem.
3. Disfrutar (Barcelona, Espanha)
Crias do lendário El Bulli, os chefs Oriol Castro, Mateu Casañas e Eduard Xatruch entraram para história ao "chegar chegando" no ranking. Apareceram pela primeira vez em 2018, já em 18º lugar.
Sempre a fim de surpreender a clientela com técnicas contemporâneas e combinações ousadas, o trio oferece pratos como panchino (pão fofo) recheado com caviar e creme azedo.
No ano passado, um dos destaques da experiência segundo a publicação 50 Best foi a mesa que "ganha vida" com petiscos em gavetas escondidas.
A lista do Top 10 se completa com representantes de Espanha, México, Itália e nosso representante A Casa do Porco:
4. DiverXO (Madri, Espanha)
5. Pujol (Cidade do México, México)
6. Asador Extabarri (Axpe, Espanha)
7. A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
8. Lido 84 (Gardone Riviera, Itália)
9. Quintonil (Cidado do México, México)
10. Le Calandre (Rubano, Itália)
Os brasileiros até 100
Há quatro restaurantes brasileiros na segunda parte da lista. Divulgada em 5 de julho, ela mostra os destaques que ficaram da 51ª a 100ª colocação.
O estreante é o Evvai, em São Paulo, em 67º lugar. A casa de pratos italianos nasceu em 2017 como um destaque nacional da cozinha italiana. Ao longo dos anos, as recriações e inovações do chef Luiz Filipe Souza foram tantas que o cardápio, agora reconhecido internacionalmente, passou a chamar a atenção pelas receitas autorais.
Outros estabelecimentos veteranos no ranking alteraram a sua posição. O D.O.M., de Alex Atala, que teve o menu degustação reformulado com ideias de chefs e cozinheiros que trabalham no endereço, subiu para 53.
O também paulistano Maní, da chef Helena Rizzo, jurada que entrou no reality "MasterChef Brasil" no lugar de Paola Carosella, surge na 96ª posição.
Outro carioca do ranking que colocou o Oteque, do Rio de Janeiro, na 47ª posição é o Lasai, comandado por Rafa Costa e Silva, que participa do programa "Mestre do Sabor". Ele aparece em 78º. Em comparação a 2021, a casa que valoriza produtos locais e serve só dez pessoas por noite ultrapassou sete estabelecimentos.
A lista com a íntegra dos vencedores está disponível na plataforma do prêmio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.