Perrengue chique: Anitta, Lud e mais famosos sofrem com caos aéreo europeu
O caos aéreo na Europa não poupa mesmo ninguém, nem mesmo os famosos brasileiros — que têm relatado experiências de "perrengue chique" nos aeroportos do Velho Continente. Entre as principais reclamações estão as malas perdidas por dias. Por que isso está acontecendo?
Desde o inicio da temporada de verão no Hemisfério Norte, no fim de maio, viajantes têm encontrado aeroportos lotados, com longas filas, atrasos e perdas de malas entre as principais ocorrências nos terminais da Europa.
O caos aéreo, como este fenômeno ficou conhecido, se instaurou com a recuperação abrupta do mercado de viagens depois dos relaxamentos de protocolos de circulação após dois anos de duras restrições devido à pandemia.
Com seus quadros de funcionários mais enxutos depois de cortes provocados pela covid-19 e pelo Brexit, aeroportos e companhias têm tido dificuldade de lidar com o grande volume de malas e turistas por falta de mão-de-obra. Veja algumas estrelas que já passaram pela mesma situação:
Marina Sena
Em um desabafo no Twitter e no Instagram nesta terça (19), a cantora mineira revelou preocupação com seus instrumentos e figurinos perdidos pela companhia aérea TAP, de Portugal, que despachou a bagagem da estrela do Brasil para Paris.
Marina fez o show de terça em Paris com instrumentos emprestados. Ela seguiu para Amsterdã, nos Países Baixos, nesta quarta (20), mas novamente sem sua bagagem que ainda não foi localizada pela empresa.
Anitta
No último fim de semana, Anitta teve sua bagagem extraviada pela segunda vez em menos de um mês. A cantora reclamou do perrengue no Instagram, que se deu principalmente com o figurino de seu balé — despachado pela Air France para o show no Lollapalooza Paris.
"Gente, se eu sobreviver a essa tour, sobrevivo a qualquer outra coisa. Estamos aqui tentando fazer roupas porque o que deu eu trouxe no jato. Aí o que não deu, que era um pouco de coisa, a Air France perdeu. Estamos sem roupa para o balé", acrescentou no sábado (16).
A cantora havia passado por um transtorno semelhante em junho, quando foram perdidos os looks para a apresentação no Rock In Rio Lisboa. No entanto, ela conseguiu recuperar os itens perdidos a tempo.
Gilberto Gil
O cantor e sua banda também tiveram seus instrumentos para o show de Berlim, em 5 de julho, extraviados pela Air France. Diante do impasse, Gil realizou a apresentação com equipamento alugado.
No dia 6, ele conseguiu recuperar seu material para seguir viagem — e turnê pela Europa.
Raquel Krähenbühl
A correspondente da Globo em Washington perdeu suas malas de férias despachadas pela Austrian Airlines no aeroporto Schiphol, em Amsterdã, em junho.
Pois Raquel já está de volta ao trabalho nos EUA há algumas semanas, mas suas malas ainda não haviam aparecido no início desta semana. Seu périplo é retratado no Twitter da jornalista, que tenta conseguir a assistência da aérea, sem sucesso.
Ludmilla
A cantora teve suas malas com os looks que usaria no BET Awards, premiação ocorrida em 26 de junho, mas desta vez em um destino diferente de outros artistas — Los Angeles, nos EUA —, prova de que a sobrecarga no sistema aéreo internacional afeta não só a Europa (e, igualmente, que o caos europeu também influi em outras paisagens).
Apesar de ter se queixado por medo de se apresentar sem o figurino, ela não revelou se chegou a recuperar as malas em tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.