Brasil tem duas sorveterias entre as 50 melhores do mundo; veja vencedores
Duas sorveterias brasileiras se destacaram no Festival Mundial do Gelato, uma espécie de Copa do Mundo do Sorvete que aconteceu na quinta-feira (14) em Roma, na Itália. Nossas representantes entraram no ranking dos 50 melhores sorvetes do mundo.
De acordo com a lista divulgada pela organização do evento, a Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, é a mais bem colocada do Brasil e ficou em 32º lugar no ranking, com destaque para o sorveteiro "de ouro" do país, Armando José Laiun Filho.
O trabalho excepcional da Cairu já foi condecorado como o melhor do Brasil nove vezes — uma delas em uma edição anterior da mesma premiação e outras oito na avaliação de diferentes competições.
E ela faz jus ao título prestigiando ingredientes e sabores nacionais em seu menu.
Um exemplo é o premiado sorvete Carimbó, uma mistura de doce de cupuaçu e castanha do Pará, batizado em homenagem a uma dança indígena típica da região Norte.
Há ainda uma outra pedida de destaque chamada Paraense, que leva açaí e farinha de tapioca.
Sorveteria Cairu, de Belém do Pará
Serviço: Sorveteria Cairu - Avenida Boulevard Castilhos França, Estação das Docas, em Belém (PA).
Telefones: (91) 3246-9129/99100-2237
Sabores inusitados
Já a segunda brasileira na lista é a San Lorenzo Gelateria, de São Paulo, que levou o 37º lugar (empatada com a Dona Malina, de Florença, na Itália) pelo trabalho de Brenno Floriano.
San Lorenzo Gelateria, em São Paulo
No cardápio de sucesso da casa bastante premiada — vencedora como Melhor Gelato do Brasil em 2018 e 2021 —, há versões exclusivas como os gelatos de baba de moça, gorgonzola (!), hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa, que disputam espaço com os já tradicionais com Nutella, pistache e menta.
Serviço: San Lorenzo Gelateria - Avenida Jorge João Saad, 900, Vila Inah, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2893-0387
Cerca de 5 mil sorveterias do mundo todo disputaram o prêmio de Melhor Gelato do Mundo. Veja os cinco primeiros colocados:
1º: Gelateria I Giardini di Marzo, de Varazze, na Itália
Mestre Sorveteiro: Marco Venturino
Segundo a revista Forbes americana, o sorvete de Marco que ganhou o júri foi um "Bocca di Rosa", com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas.
2º: Fazekas Cukraszda, de Budapeste, na Hungria
Mestre Sorveteiro: Ádám Fazekas
O húngaro impressionou com um sorvete de pistache.
3º: La Parona del Gelato, de Parona, na Itália
Mestre Sorveteiro: Giovanna Bonazzi
A italiana é famosa por misturas rebuscadas e refrescantes como este sorvete de uva que leva salpicadas da própria fruta.
4º: Savannah's Kitchen, de São Francisco, nos EUA
Mestre Sorveteiro: Savannah G. Lee
Criativa, a americana homenageou sua terra natal com seu sorvete vencedor: a criação tinha sabor e ingredientes da famosa torta de maçã da gastronomia americana. A versão era a base de sorvete de cheesecake, coberta por caramelo salgado e uma mistura de maçãs cozidas com camadas de mel e farofa de biscoito. Ainda há caldas de caramelo amanteigado e chocolate branco na receita, que pode ser vista acima.
5º: VeroLatte, de Vigevano, na Itália
Mestre Sorveteiro: Massimiliano Scotti
Mais um italiano para a conta! Os sorvetes de Massimiliano, muito prestigiados na região da Pavia, fecharam o quinto lugar. Na foto, o encontro de dois gigantes da sorveteria: os mixes de caramelo salgado, creme, Nutella e pistache.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.