Um apê e 30 espécies de plantas: casal trouxe natureza para dentro de casa
Faltavam apenas 15 dias para o casamento de William e Tâmara Rodrigues quando a construtora entregou as chaves do novo apartamento. Morar no lugar que planejaram era tão importante que até mesmo a cerimônia foi adiada para que os dois pudessem organizar as condições mínimas de moradia.
"Foi uma correria, mas o desejo era mudar direto para cá. Não tínhamos ideia de decoração e a única coisa que pude fazer foi comprar uma lata de tinta para pintar as paredes", lembra William.
Dessa forma, há seis anos, o casal já colocava em prática um objetivo em comum: transformar aquele imóvel em um lar. Ela pedagoga e ele engenheiro de software, não tinham experiência, mas optaram por realizar a montagem do apartamento sozinhos. A pesquisa foi realizada em lojas e vários sites.
Logo no início, o imóvel de 43 metros ganhou a cor pérola, mas aos poucos as paredes foram mudando. Eles resolveram colocar a mão na massa e construir uma parede de tijolinhos de isopor no corredor que liga a sala ao quarto.
Pesquisamos e foi à opção mais barata que encontramos. Compramos juntos a placa de isopor, cola e tinta branca. Medimos o espaço e o trabalho foi rápido. Todos adoram"
O outro lado do corredor foi colorido de verde e tem vários quadros com fotos e estampas. Já o quarto do casal também ganhou outras cores, saiu o tom pérola e entraram três paredes brancas e uma azul.
Recentemente, a cabeceira da cama recebeu uma estrutura de lambri para dar ainda mais charme ao ambiente. Já o segundo quarto tem um cantinho de cimento queimado para abrigar o escritório de William.
Eles decidiram também fazer uma parede de piso vinílico perto da mesa da sala. "Construímos em apenas três horas. Tudo muito prático. Ela ainda ficou com mais destaque, quando colocamos uma samambaia gigante AP lado da mesa", conta Tâmara. Logo no hall de entrada a cor cinza serve de fundo para várias plantas e um espelho.
O verde acolhedor
Antes de mudar para o apartamento, que fica localizado na região do ABC Paulista, o casal sempre morou em casas.
No início, eu estranhei. Estava acostumada com árvores, quintal, passarinhos. Morava em frente de uma represa. Passei a viver entre avenidas, fábricas e prédios"
Os dois decidiram então trazer a natureza para dentro de casa com o objetivo de tornar o ambiente mais aconchegante para ambos.
Em comum acordo, começaram a comprar vários tipos de plantas. Hoje, eles cultivam cerca de 30 espécies, espalhadas por todos os ambientes. O espaço é dividido em dois quartos, salas integradas (de estar e jantar), lavanderia, cozinha e um banheiro.
Já foi provado que ficar, ao menos, duas horas em contato da natureza, promovem bem-estar. Sou eu o responsável por cuidar das plantas e, ao acordar, faço essa conexão, fico em paz", diz Willian.
Planejamento financeiro
Tâ e Will, como são conhecido no Instagram @aptoo65, demoraram cerca de um ano e meio para decorar o apartamento. Eles optaram por fazer um planejamento minucioso e não adquirir divida, já que tinham parcelas do financiamento do imóvel para pagar. A ideia de colocar dicas na internet surgiu na pandemia e hoje já somam cerca de 144 mil seguidores.
Nós sempre pensamos o que seria melhor um para o outro. Um exemplo era o café da manhã. No início, não tínhamos fogão, usávamos uma panela elétrica. Só que nunca fazíamos nada reclamando, tínhamos um objetivo em comum"
Para a cozinha foi escolhido o estilo escandinavo, como Tâmara sonhava. Nos outros ambientes a pegada já é mais "boho chic", que mistura algumas tendências sem deixar de imprimir o aconchego que os dois sempre sonharam. Os detalhes românticos ficam com louças em formato de coração, guardanapos delicados e alguns artefatos que contam a história do casal.
Dicas de William e Tâmara para dar certo
Defina o estilo que você deseja para sua casa primeiro para depois comprar os itens de decoração. A tentação de comprar algo bonito ao passar em uma loja é grande, mas depois ele pode ficar totalmente deslocado no ambiente.
Plantas são boas opções para decorar, porque não são caras e mudam bastante o ambiente. É preciso avaliar o local onde elas serão colocadas. Se bate sol ou se tem a claridade suficiente. A jiboia é excelente para ambientes internos, cresce rápido e não exige tantos cuidados.
É preciso estabelecer quem cuidará das plantas. Em uma casa em que moram um casal ou mais pessoas, pode acontecer de um regar e outro não ter conhecimento e acabar fazendo o mesmo. Bom lembrar que algumas espécies gostam muito de água e outras não. O mesmo pode acontecer com o adubo.
Faça um planejamento financeiro para a decoração. Use a calculadora, compare os preços. Caso ainda não estiver em condições de transformar o seu imóvel totalmente, invista primeiro nos itens fundamentais, como a geladeira. Para dar um tom mais acolhedor também pode comprar itens mais baratos como tapetes e almofadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.