Fácil de fazer, caramelo salgado pode ser guardado e turbina doces; aprenda
Caramelo salgado é modinha e já faz tempo. Na década de 1980, o confeiteiro francês chamado Henri Le Roux criou uma receita de caramelo com avelã e manteiga salgada que surpreendeu o público e rendeu o prêmio de melhor doce da França.
Falando assim até parece que é difícil de fazer, mas pelo contrário: fica pronto rápido e, quando armazenado devidamente, as colheradas podem ser saboreadas sem pressa em sobremesas diversas.
Neste episódio de "Cozinha Por Aí", o influenciador Pedro de Bem visita um cânion da cidade Alfredo Wagner (SC) e explica o passo a passo completo da pedida.
Funciona assim: o açúcar derrete sozinho em fogo baixo sem precisar mexer. Quando borbulha e atinge uma cor dourada, a manteiga gelada em cubos é incorporada à receita.
Na sequência, o creme de leite fresco entra para emulsificar a mistura e cozinhar por dois minutinhos, conforme mostra o vídeo do topo da matéria. A finalização é com o ingrediente que não pode faltar: o sal.
Depois que atingir a temperatura ambiente, o caramelo salgado deve ser imediatamente servido — fica ótimo com sorvete — ou armazenado.
Nesse segundo caso, vale optar por um recipiente que possa ir ao micro-ondas ou ao banho-maria. Isso porque o caramelo ficará duro na geladeira e precisará de calor para voltar à cremosidade desejada.
Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:
Sirva com...
Amargo e salgadinho, esse caramelo levanta o sabor de sobremesas com graça e cremosidade. Veja abaixo algumas sugestões que se dão bem com colheradas e mais colheradas da receita:
Cozinha por aí
2ª temporada!
Inverno é sinônimo de viagem, serra, cachoeira e natureza. E também pede receitas quentes, práticas e saborosas para dividir com a família e amigos. A série Cozinha por Aí reúne todos esses atributos. Assista toda semana um novo episódio aqui no Canal UOL e no YouTube de Nossa (e se inscreva já no canal para receber os lembretes dos novos vídeos).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.