Efeito 'Top Gun': Tom Cruise revive os óculos aviador e vendas decolam
O filme "Top Gun: Maverick", lançado neste ano, foi um sucesso. Só em bilheteria, o longa-metragem estrelado pelo ator Tom Cruise acumulou US$ 1 bilhão. No entanto, os frutos gerados pela produção foram ainda além, moldando parte do estilo da nova geração: sejam bem-vindos — ou melhor, reintroduzidos.— aos óculos aviador.
De acordo com uma matéria publicada pela agência de notícias "Bloomberg", a procura pelo modelo RB3025, produzido pela marca Ray-Ban, apresentou um crescimento de 40% desde os sete meses de lançamento do filme. No Brasil, a procura pelo produto não ficou para trás. A pesquisa pelo termo "óculos aviador" apresentou um crescimento repentino. Mais especificamente, o "Ray-Ban Aviator Classic" decolou mais de 110% em buscas.
O produto, facilmente encontrado em lojas mais populares e camelôs na rua, acaba por sair por um preço um tanto quanto "salgado" na loja oficial da marca. O modelo RB3025 possui 17 diferentes estilos comercializados pela Ray-Ban: o mais barato deles custa R$ 700, enquanto o mais caro demanda R$ 1,2 mil do cliente. Esse último, nomeado "Aviator Chromance", possui lentes aprimoradas.
Quem viveu 1986 sabe bem como essa tendência nasceu lá, há quatro décadas, quando o primeiro filme de "Top Gun" era lançado. O sex appeal da estética "piloto" viveu o seu auge. Não só os óculos, mas as jaquetas também encontravam seu momento mais popular no street style — não diferentemente, nos últimos três meses aqui no Brasil, a procura por "jaqueta", relacionada aos óculos aviadores, cresceram 200%, desde "Top Gun: Maverick".
O figurino do filme mais recente ficou sob a responsabilidade de Marlene Stewart. A profissional responsável por montar os looks afirmou, em entrevista ao "The Daily Beast", que Tom Cruise — além de ator, produtor do longa-metragem — desde o começo era um "defensor dos óculos aviadores".
"Quando fizemos uma prova [de roupas] com Tom, sabíamos, é claro, que os aviadores estariam a bordo. Isso nunca foi uma pergunta", comentou Stewart.
Não só no filme, o acessório parece ser um item primordial para o próprio Cruise: desde os red carpets, como em Cannes neste ano, até eventos que contam com sua ilustre presença, tal qual um encontro com a força área da Inglaterra. Em todos os momentos, lá estão os óculos.
Tom Cruise reviveu também a Ray-Ban?
O ator e a marca de óculos escuros tem um longo histórico. Há quem diga que o galã de Hollywood, inclusive, foi o responsável por fazer com que a empresa driblasse a crise nos anos 1980.
De acordo com a revista "Mental Floss", a Ray-Ban passava por problemas financeiros à época, vendendo aproximadamente 200 mil óculos por ano. O cenário mudou quando Tom Cruise estrelou o filme "Negócio Arriscado", em 1983.
Com o famoso modelo Wayferer como parte do figurino, o ator fez com que todos quisessem andar nas ruas como ele. O resultado disso foi um aumento de 50% nas vendas dos óculos.
Ainda segundo a publicação, à época, cerca de 4 milhões desse modelo de óculos foram vendidos em 1983.
O sucesso em parceria com a Ray-Ban ganhou continuidade em "Top Gun". Esse desejo do público em imitar o visual de Tom fez com que as vendas dos óculos aviadores aumentassem em torno de 40%. Em 1988, a marca estava fabricando cerca de 4,5 milhões de aviadores, à medida que os pedidos para o mesmo continuavam chegando.
Aviador e a moda Y2K
Além do impulso criado por Tom Cruise, o retorno do modelo aviador — que fez sucesso nos anos 2000 — acontece também em consequência da tendência, tanto entre famosos como nas passarelas de moda, em resgatar como nos vestíamos há duas décadas.
"A tendência da moda Y2K vai além das calças de cintura baixa, por exemplo, como temos visto famosas usando, como Bruna Marquezine e Luísa Sonza, por exemplo", comenta a consultora de moda Bruna Camargo para Nossa. "Os óculos escuros são acessórios que acompanham esse movimento e nostalgia".
A recente ascensão dos óculos de ciclistas, que se assemelham ao visual de um besouro, é outro exemplo disso. A peça ganhou força com a peças desenvolvidas pela grife francesa Balenciaga, e usada por Kim Kardashian, e da Oakley, já desfilada por Bella Hadid.
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
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