Topo

Linha de cruzeiro abandona testes na maioria dos países; EUA é exceção

O navio Norwegian Breakaway: companhia flexibilizou a exigência de testagens na maior parte dos países para onde viaja - Divulgação
O navio Norwegian Breakaway: companhia flexibilizou a exigência de testagens na maior parte dos países para onde viaja Imagem: Divulgação

De Nossa

25/07/2022 09h34

A companhia Norwegian Cruise Line — que, ao contrário do que o nome sugere, é americana e não norueguesa — eliminou as exigências de testes de covid-19 para passageiros vacinados que embarquem a partir de 1º de agosto em um de seus navios.

No entanto, a liberação não contempla três países: EUA, Canadá e Grécia, que possuem legislação local que continua a impor a testagem dos viajantes que chegam por via marítima.Segundo a Norwegian, a decisão leva em consideração orientações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), a agência sanitária americana.

O jornal "The New York Times" informou que a linha é parte do programa voluntário de coronavírus do órgão, o que exige que passageiros que embarquem em porto americano comprovem o resultado negativo em teste de antígeno feito dois dias antes da viagem ou um PCR realizado três dias antes.

O CDC depois avalia a situação epidemiológica dos navios — a frota da Norwegian possui 28 — de acordo com uma escala de cores que indica a gravidade da propagação da covid-19 nas embarcações.

As exceções se baseiam nas legislações vigentes nos países - Joel Carillet/Getty Images - Joel Carillet/Getty Images
Nem todas as companhias já flexibilizaram seus protocolos
Imagem: Joel Carillet/Getty Images

Linhas de cruzeiro que não participam do programa recebem um status "cinza", o que quer dizer que a companhia não é avaliada de acordo com os protocolos de saúde e segurança do governo americano.

A Norwegian Cruise Lines já tem cruzeiros programados pela costa brasileira para a temporada 2022/2023, assim como um que passa por Brasil e Argentina e outro transatlântico que contempla o litoral brasileiro e o espanhol.

A decisão da companhia está alinhada com as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o território nacional. A entrada no país por via marítima é permitida, sem a necessidade de testes, para passageiros completamente vacinados contra a covid-19.

Para a chegada em portos brasileiros, como o do Rio de Janeiro (foto), a Anvisa não exige mais a apresentação do teste negativo de viajante vacinado - Wilton Junior/Estadão Conteúdo - Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Para a chegada em portos brasileiros, como o do Rio de Janeiro (foto), a Anvisa não exige mais a apresentação do teste negativo de viajante vacinado
Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Já no caso de brasileiros ou residentes não vacinados, é preciso apresentar o exame. Estrangeiros não imunizados não recebem autorização para entrar no Brasil.

Apesar desta flexibilização, há companhias de cruzeiros que continuam a exigir a testagem de todos os seus viajantes, independente do status de vacinação. Portanto, é importante se informar antes do embarque.