Topo

Porto Alegre ganhará um dos maiores parques do país na Orla do Guaíba

Parque da Orla, em Porto Alegre - Divulgação
Parque da Orla, em Porto Alegre Imagem: Divulgação

De Nossa

25/07/2022 17h11

A Orla do Guaíba se tornará um amplo complexo de parques — um dos maiores do país — nos próximos anos, anunciou a prefeitura de Porto Alegre e a empresa GAM3 Parks (concessionária que já administra o Parque Harmonia e está por trás do projeto) na terça-feira (5), durante o evento de apresentação do projeto.

Parte dele, já adiantado por Nossa, compreenderá uma roda-gigante de 66 metros que tem previsão de abertura em setembro de 2023.

Todo o complexo será construído e liberado ao público em fases até 2027, segundo o jornal local Zero Hora. Fará parte da área o Centro de eventos Casa do Gaúcho, a roda, a Praça da Harmonia com doze comércios, estação de trem, pórtico de acesso, uma nova churrascaria, as vilas italiana e alemã — que devem recuperar e homenagear a cultura dos imigrantes estabelecidos na região — com dez operações comerciais no total, a Praça dos Imigrantes e um labirinto.

No ano seguinte, como parte da segunda fase, serão entregues um mirante, pórtico e passarela de acesso que ligarão o trecho 1 da Orla ao Parque Harmonia, montanha-russa e mais brinquedos de diversão, praças folclóricas, outros três comércios na Vila Alemã e novos restaurantes.

Parque da Orla, em Porto Alegre - Reprodução/GAM3 - Reprodução/GAM3
Parque da Orla, em Porto Alegre
Imagem: Reprodução/GAM3

2026 terá os lançamentos mais ambiciosos: o Parque Terra dos Dinossauros, que mostrará a vida na Pré-História; uma arena de rodeios, outra área de churrasqueiras e estacionamento automatizado; o Recanto da Erva-Mate, que honrará a tradição local do chimarrão; uma obra temática alusiva ao Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, com restaurantes com terraço e vista para o rio Guaíba; atrações na orla como bumper boat, barquinhos de controle remoto, tela d'água, águas dançantes e show de drones, além do Espaço do Amanhã com cinema 7D, segundo o jornal O Sul.

Parque da Orla, em Porto Alegre - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em setembro de 2027, o projeto será finalizado com a entrega de oito operações no Parque Harmonia, que se tornará um centro de megaeventos, de acordo ainda com o Correio do Povo.

A GAM3 Parks estima que cerca de 5 milhões de pessoas usurfruirão, ao ano, do parque temático que pretende ser o maior na valorização da cultura e da história gaúcha. No total, R$ 281,1 milhões devem ser investidos nos 25 hectares de atrações, que deverão ter entrada gratuita.