Esgotado, tênis mais desejado do ano triplica preço e pode custar R$ 5 mil
Considerado no hemisfério norte como o "tênis do verão", o Adidas Samba x Wales Bonner se tornou o produto de moda mais valioso até o momento. De acordo com a Lyst Index, plataforma de pesquisa no mercado de moda, os calçados foram o produto mais buscado entre o público masculino — mas não só eles — no segundo semestre de 2022.
Trata-se especificamente do modelo revisitado e feito em colaboração com a estilista britânica Grace Wales Bonner, para sua coleção de Primavera/Verão 2022. Disponível em diversas cores, o "Cream Green" se tornou o grande favorito. Encontrá-lo para compra se tornou praticamente impossível.
Aqui no Brasil, a exemplo disso, a peça não está disponível nem no site oficial da marca esportiva nem nas revendedoras, como a luxuosa Farfetch.
Existe, no entanto, uma maneira de ter um deles nos pés: buscar plataformas de venda internacionais que fazem uma espécie de revenda. Por lá, os preços até triplicam. Há opções que começam por R$ 1,1 mil e vão até R$ 5 mil, como na StockX. De acordo com a mídia internacional, filas de até 14 horas se formaram durante o seu lançamento.
Não há dúvidas, o Adidas Samba x Wales Bonner é o tênis do momento.
Entre as celebridades, o favoritismo do sneaker Samba é notável, seja na colaboração com a estilista Wales Bonner ou nos outros modelos anteriores, que apresentam sola de borracha e as três listras da marca, além da construção com uma mistura de couro e camurça.
Rihanna é uma das adeptas do "tênis do verão". Além da artista, grandes nomes da moda incorporaram a peça ao seu estilo casual, como as modelos Bella Hadid e Kendall Jenner e o rapper ASAP Rocky.
Samba, em seu modelo original, é um clássico da Adidas. Já existia décadas atrás, antes da collab com Wales Bonner. É considerado o primeiro e mais antigo da empresa alemã, mantendo um lugar nas prateleiras há 70 anos.
O tênis foi criado por Adi Dassler, fundador da empresa, e tinha como intuito inicial servir para os jogadores de futebol — a fins de curiosidade, ele foi apresentado no Brasil pouco antes da Copa do Mundo em 1950, o que origina seu nome como uma homenagem ao país.
Sua sola "ventosa" beneficiava os movimentos feitos em campo. Tanto ajudava que, por um tempo, foi adotado como o calçado padrão pela FIFA.
Ainda no universo esportivo, o sneaker foi incorporado também pelos skatistas e ganhou novos visuais, como os acabamentos em camurça.
O sucesso, consequentemente, fez com que o Samba ganhasse suas mais diversas interpretações ao longo do tempo.
O que explica o "retorno" do Samba?
Um dos principais motivos para que o calçado tenha retornado com tanto sucesso é, inquestionavelmente, o trabalho feito pela estilista Grace Wales Bonner.
A designer britânica recorreu às suas raízes jamaicanas para esta colaboração com a Adidas Originals. Um toque esportivo e de grife unidos já tem se mostrado um recurso de sucesso no mercado da moda.
O valor exorbitante, de até R$ 5 mil em sites de revendas e leilões digitais, é "comum" aos apaixonados por sneakers.
Algo ainda mais surpreendente aconteceu com a collab entre a Dior e a Nike, à venda por R$ 11 mil, e responsável por gerar uma fila de 5 milhões de pessoas em 2020.
Além dessa visão criativa, há outros motivos que justificam seu boom. No TIkTok, há um bom tempo, a tendência do Blokecore já ultrapassou 37 milhões de visualizações. Nessa hashtag, o estilo masculino e feminino inclinados ao universo do esporte protagoniza os vídeos de curta duração que demonstram como ser "desleixado", de forma proposital, está na moda.
Outro ponto, por fim, é a aparência em si do Samba x Wales Bonner. Ele não apresenta uma estética clean. Pelo contrário, os tons em off-white criam a impressão de que está gasto. O que a Gucci e a Balenciaga já provaram ser lucrativo.
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