Apê colorido tem varanda em clima de quintal e instrumentos na parede; veja
Aquela vontade de morar em um lugar maior — coisa que parece ter assolado a humanidade durante a pandemia — também bateu à porta da psicóloga Ana Lucena de Sá e do músico Thiago Trad. Foi assim que eles chegaram a este apartamento de 100 m², em Salvador, Bahia. Erguido na década de 1980, precisava de uma boa renovação.
"Queríamos um lar amplo e leve para viver com mais liberdade, mas também com identidade", conta Ana. Ao mesmo tempo que havia a vontade de injetar cores nas paredes e derrubar algumas, havia o medo.
Com a ajuda da arquiteta Maria Gabriela Amaral o medo se desfez: o living se integrou, cores fortes chegaram para abalar mesmo e os instrumentos musicais ocupam as paredes e laterais do sofá, para quem quiser experimentá-los a qualquer momento.
Pouco depois da mudança, em agosto, Ana engravidou de Amora, primeira filha deles. "Hoje ela fica na sala enquanto eu cozinho e fico na bancada olhando para ela o tempo todo. Consigo fazer de tudo graças a essa integração da cozinha com a sala e a varanda", conta Ana.
Já a varanda integrada tornou-se um quintal de apartamento: há um gengibre cheio de folhas que foi plantado na hora do parto, enquanto Amora nascia na sala, bem ao lado. "Esse apartamento tem muita história, amo isso", ri Ana.
Apenas a mesa de jantar foi comprada. "Tudo o que tínhamos se ajustou aqui e os espaços ficaram bem fluidos", aponta. Uma rede de balanço na sala torna tudo despojado e é uma ideia econômica, divertida, leve como queriam.
No quarto de casal, um zine que tem mais de 15 anos foi presente que marcou o começo do namoro dos dois.
A casa conta a história das pessoas, não só com fotos, mas com objetos, cores. Colocar instrumentos musicais na parede é uma forma de movimentá-los e contar nossa história".
Dicas da Ana para ter um lar mais feliz
- Transforme seu olhar sobre os objetos. "É preciso sair do lugar-comum de que objetos só têm uma função. Livros lindos podem decorar, um zine pode virar poster, o pano de prato pode ir à parede emoldurado. Tambores de trabalho do meu marido compõem os cantos ao redor do sofá aqui em casa e amamos tê-los por perto para tocar."
- Plante histórias. "Acredito que as plantas podem marcar um momento de vida. Temos uma que está crescendo com a chegada da Amora e marca bem o nascimento dela."
- Cor: busque ajuda. "Dificilmente eu teria coragem de combinar uma parede laranja com piso cinza. Mas elas se complementam e aprendi isso depois de buscar ajuda profissional. Ficou muito bacana, é um ponto alto da casa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.