Com tênis a R$ 50 mil, collab de Nike e Off-White é a mais famosa do mundo
As colaborações na moda se tornam cada vez mais frequentes, principalmente quando as grandes grifes do mundo se misturam às marcas esportivas que dominam o mercado. E a mais famosa — e poderosa — nos últimos 10 anos foi a união entre a Off-White e a Nike, de acordo com uma pesquisa feita pelo site britânico Hey Discount.
Para chegar a essa conclusão, foram analisados diversos pontos: número de artigos publicados na mídia sobre a colaboração, o número de citações nas redes sociais e o número de pesquisas no Google.
Vamos aos números: no Google, foram feitas mais de 2,6 milhões de buscas sobre a collab. Os artigos jornalísticos superaram 3,6 milhões em todo o mundo. Nas redes sociais, os números são tão impressionantes quanto: 558 mil publicações no Instagram, 72 milhões de visualizações no TikTok e 12 mil menções no Pinterest.
Todos esses dados consolidaram, isoladamente, a Nike x Off-White no primeiro lugar do top 10. O pódio é completado pela união da Supreme com a North Face, em segundo lugar, e a Gucci x Adidas, em terceiro lugar.
O responsável por tamanho sucesso é o estilista norte-americano Virgil Abloh.
O fundador da Off-White é considerado um dos maiores nomes da moda contemporânea por ser um dos primeiros negros à frente de uma grife de luxo internacional e por impulsionar a abertura de portas para uma maior igualdade na arte e no design.
Virgil morreu, aos 41 anos, em novembro de 2021, em decorrência de um câncer cardíaco, que o artista enfrentava desde 2019. Por mais de dois anos, o designer lutou contra uma forma rara e agressiva de câncer.
Na época, ele optou por enfrentar sua batalha em particular desde o diagnóstico, em 2019, passando por vários tratamentos, enquanto dirigia várias instituições importantes que abrangiam moda, arte e cultura.
Nesse meio tempo, Abloh nunca parou de trabalhar sua mente criativa, e um dos frutos foi a collab com a Nike.
A união da Off-White com a marca esportiva nasceu em 2017, quando o estilista foi convidado para atualizar uma coleção de dez pares de tênis, o que originou o nome "The Ten", incluindo os famosos Air Jordan 1, Air Max 90 e Air Force 1.
Os preços das peças flutuavam entre US$ 200 e US$ 500, respectivamente R$ 1 mil e R$ 2,5 mil, em conversão direta.
Após a morte de Abloh, uma de suas criações mais icônicas com a Nike, o Off-White x Air Jordan 1 "Chicago" chegou a um preço insano e o dobro do habitual: US$ 10 mil, na revendedora de sneakers StockX, cerca de R$ 51 mil na nossa moeda.
Quando disponíveis, em 2017, os tênis se esgotaram em minutos — apesar dos preços um tanto quanto salgados — ao mesmo tempo em que se tornavam os mais procurados pelos clientes, que passaram a recorrer a revendedoras online.
Os lançamentos oficiais do "The Ten", que posteriormente ganhou outras versões, se estenderam até maio de 2018, formando filas e superlotando as vendas digitais.
O design "desconstruído"
O que fazia dessa colaboração tão desejada era a visão estética trazida por Abloh: todos os sapatos desta colaboração apresentavam um fecho de correr colorido, que apresentava a data e o nome da colaboração — um detalhe, possivelmente simples, mas que reforçava o status por trás das peças.
Até mesmo um Converse, marca que pertence à Nike, ganhou uma versão desconstruída pelo estilista norte-americano.
Sua filosofia de design segue o que ele chama de "regra dos três por cento", fazendo alterações mínimas para melhorar o design geral.
"O que estamos falando aqui é maior do que tênis, é maior do que a cultura do design", disse Virgil à Nike News sobre o projeto. "Não é nada menos do que design de última geração. Estes 10 sapatos quebram barreiras em desempenho e estilo".
Para mim, estão no mesmo nível de uma escultura de David ou da Mona Lisa. Você pode debater o quanto quiser, mas eles significam alguma coisa. E, isso é o que é importante".
Virgil Abloh para a "Nike News"
Entre as celebridades que aderiram — e impulsionaram — às criações estão Bella Hadid, Kendall Jenner e Justin Bieber.
O lançamento póstumo
Em junho deste ano, o último modelo com a Nike recriado por Virgil Abloh foi lançado, o Off-White Air Force 1 Mid, terceiro lançamento póstumo do designer.
O modelo comemora os 40 anos do Air Force 1 e traz características clássicas da colaboração, tais como cadarços tradicionais com um conjunto secundário e detalhes coloridos que contrastam com o branco habitual dos sneakers. "Uma reflexão modernizada e experimental sobre o tênis mais reverenciado da história", diz a marca esporitva sobre o tênis.
No Brasil, o par de sola pontiaguda pode ser comprado por R$ 1,2 mil, caso você esteja interessado em ter uma das peças mais famosas do mundo.
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