Dia do Pão de Queijo: como surgiu o quitute 'mineirinho' que ganhou o mundo
Na hora da 'fominha', o brasileiro já sabe: pão de queijo é uma ótima pedida. Sucesso de norte a sul do país, o salgado tem alma mineira e ganha adeptos até mesmo além das nossas fronteiras.
A paixão é tamanha que existe até mesmo um dia totalmente dedicado à iguaria: 17 de agosto, Dia do Pão de Queijo.
Há, claro, muitas versões sobre a origem exata da delícia queijuda, mas é inegável que o pão de queijo é mesmo "Made in Minas" e que, ao longo dos anos, passou por adaptações e diferentes versões de receitas em que a criatividade é o limite.
Rafaela Gontijo, da NUU Alimentos, que fica em Patos de Minas, conta que o pão de queijo surgiu como uma nova ideia para aquele lanche da tarde, em meados do século 18, no ápice do Ciclo do Ouro.
Ela conta que, como a farinha de trigo que vinha de Portugal chegava em Minas Gerais com baixa qualidade, uma das africanas escravizadas nas fazendas do interior de Minas Gerais resolveu substituir a farinha de trigo por polvilho, base da culinária indígena, no famoso pãozinho vespertino.
"A combinação de banha de porco, queijo ralado, leite, ovos e polvilho azedo se misturaram em uma gamela para nascer o que é hoje o principal quitute brasileiro", afirma.
"Na NUU, substituímos a banha de porco pela manteiga mas somos fiéis aos ingredientes e processos do século 18, com queijo artesanal de leite cru e escaldo", diz Rafaela, que ainda exibe um trabalho de carbono neutro, em uma fábrica sustentável e com rótulo limpo.
Agradando a gregos e tropeiros, acreditamos que nosso quitute pode ganhar o mundo, se em cada esquina do Brasil encontramos um croissant, porque não encontramos pão de queijo em cada esquina da França. Ou melhor: Uai Not?"
Receitas de pão de queijo
para todos os gostos
Quer levar esse sabor de Minas para sua cozinha? Aprenda passo a passo para diferentes versões:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.