Topo

Cumbica já tem teste para varíola dos macacos; resultado sai em até 4 horas

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, agora oferece testagem para a varíola dos macacos - Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, agora oferece testagem para a varíola dos macacos Imagem: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

De Nossa

24/08/2022 11h23

O Aeroporto Internacional de São Paulo, também conhecido como Cumbica, em Guarulhos, oferece desde segunda-feira (22) testagem para a varíola dos macacos (monkeypox). Após a coleta no próprio saguão, o resultado sai em até quatro horas. O exame custa R$ 450.

A ideia é possibilitar maior controle da emergência de saúde decretada em julho pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a partir do diagnóstico rápido de viajantes, para que possam evitar o contato com outras pessoas.

Segundo a farmacêutica Carolina Barbosa, diretora executiva do laboratório CR Diagnósticos — que oferece o novo exame em Guarulhos e já atuava no combate à pandemia de covid-19 —, os testes têm alta precisão e possuem certificação do Instituto Adolfo Lutz.

O ponto de coleta está localizado no Terminal 3 e continua a oferecer o teste do tipo RT-PCR de covid-19 por R$ 350 — mas o valor pode ser menor dependendo da companhia aérea pela qual o passageiro tiver bilhete comprado, já que o laboratório tem parceria para descontos com as empresas.

O local conta com uma estrutura de 365 m² e 14 guichês de atendimento para atender ao fluxo de viajantes e funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana.