Moletom mais desejado custa R$ 1,5 mil e está à venda em 'sacos de lixo'
O que torna um moletom tão especial? Entre muitas possíveis respostas, uma delas é fazer parte de uma colaboração de impacto. Esse é o ingrediente principal para o sucesso do casaco Dove, desenvolvido pela varejista de moda norte-americana GAP junto a Yeezy, marca de Kanye West, e a Balenciaga.
O produto aparece entre os mais desejados do segundo trimestre de 2022 entre o público masculino, em relatório publicado pela plataforma de moda Lyst Index, sendo a roupa mais "quente do momento" e ficando atrás apenas de dois acessórios: o Adidas Samba e a Birkenstock.
O moletom Dove, em tom de preto levemente desbotado e com bolso frontal estilo canguru, traz ainda uma estampa na parte traseira de uma pomba — que dá o nome à peça, em inglês.
Antes mesmo de ser lançado, junto à toda linha que compõe a parceria das três gigantes da moda, a peça já era um produto valioso por si só. Isso porque, antes da Balenciaga se juntar a esse projeto, a Yeezy e a GAP já firmavam uma parceria milionária. Segundo o próprio Kanye West, os moletons pretos desenvolvidos pela dupla renderam um lucro de US$ 14 milhões à empresa, cerca de R$ 70 milhões, em conversão direta.
Não surpreendentemente, as peças chegaram a ficar esgotadas por um bom tempo nas prateleiras virtuais e físicas.
Com a chegada da Balenciaga, o hype por trás dos produtos foi ainda além. Ou seja, tornou-se mais "acessível" ter uma criação do diretor criativo Demna Gvsalia em mãos, uma vez que suas roupas grifadas chegam a valores exorbitantes.
"A Balenciaga vem ganhando fãs e repercussão nas redes sociais por criar soluções de marketing, até então, inéditas. É isso que atrai a Geração Z a consumir os seus produtos", explica a consultora de moda Lívia Ramos para Nossa.
A especialista completa: "A GAP é uma marca tradicional nos Estados Unidos e poderia cair no desuso com o tempo, mas entendeu que, além de criar roupas, hoje em dia é necessário chamar a atenção e conquistar 'likes' para sobreviver nesse mercado".
Dito isso, é importante reforçar que o moletom Dove não é exatamente barato. Com entrega disponível para o Brasil no site oficial, é possível comprá-lo por uma bagatela de R$ 1,5 mil. Nos Estados Unidos, ele está à venda por US$ 240.
Entre as características de modelagem, destaca-se o caimento oversized e a construção de camada dupla do tecido. Sua proposta é vestir sem gênero.
Há cinco cores disponíveis para compra: preto, preto "lavado", cinza escuro, verde escuro e azul escuro.
A estratégia de marketing polêmica
Além dos três grandes nomes por trás da criação do moletom, um dos pontos que fizeram dele a roupa "mais quente do momento" entre o público masculino foi a publicidade. Publicidade "criativa", como definida por Kanye West.
O investimento para a colaboração GAP x Yeezy x Balenciaga foi dos grandes. Além das plataformas digitais, uma loja foi aberta na Times Square, em Nova York, nos EUA, para que os clientes pudessem comprar as roupas. E não trata-se de uma loja qualquer, mas uma flagship — nome dado aos estabelecimentos que, além da venda, oferecem uma experiência aos consumidores. Uma espécie de "loja conceito".
A abertura formou filas e gerou repercussão nas redes sociais. Um dos principais motivos para isso ter acontecido foi a forma com que as peças estavam disponibilizadas: sem cabides, amontoadas em cima uma das outras — como em "brechós por quilo", e dentro de sacos de construção, que se pareciam com os usados para carregar lixo.
A estratégia de colocar as roupas nessas embalagens gerou polêmica. Kanye West foi criticado por agir de forma "insensível", depois que compartilhou no Instagram sua inspiração "Olhe para as crianças? Olhe para os sem-teto? Como a maior inspiração para todo o design".
Um usuário no Twitter escreveu: "O fetiche de Balenciaga e Kanye com os sem-teto como 'musas da moda' é tudo o que há de errado com os bilionários. É nojento."
Em entrevista para a rede de televisão "Fox", o artista rebateu as críticas: "Sou um inovador e não estou aqui para sentar e pedir desculpas por minhas ideias. Isso é exatamente o que a mídia tenta fazer: nos fazer pedir desculpas por qualquer ideia que não caia exatamente no jeito que eles querem que pensemos."
Isso não é uma piada, não é um jogo, não é apenas uma colaboração de celebridades? esta é a minha vida. Estou lutando por uma posição para poder trocar de roupa e trazer o melhor design para as pessoas."
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