Portugal elimina obrigatoriedade do uso de máscaras em voos ao país
O governo de Portugal acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras nos voos que partem do país, ou se dirigem às suas cidades, conforme anunciou a Ministra da Saúde, Marta Temido, nesta quinta (25).
Durante a conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Temido também eliminou a exigência das proteções em transportes coletivos dentro dos destinos portugueses, como ônibus, trens e metrô, além de táxis ou TVDEs — como são chamados os "transportes individuais e remunerados de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrônica", isto é, serviços de aplicativos de motoristas como Uber.
Máscaras também não serão mais cobradas para a entrada em farmácias, mas seguem obrigatórias para frequentar estabelecimentos e serviços de saúde, como hospitais, além de residências coletivas ou de acolhimento para populações vulneráveis, como é o caso de casas de repouso e abrigos.
Marta Temido justificou a aprovação da liberação como resultado da "evolução favorável e tendência estável do número de casos" de covid-19 em Portugal. "A mortalidade por todas as causas se encontra agora dentro dos valores esperados para esta época do ano, o que indica, de alguma forma, o fim do período de excesso de mortalidade que vínhamos sentindo".
Ela ainda salientou que o país assiste à queda da mortalidade desde o fim de julho e que, atualmente, esta tendência está abaixo dos 10 casos por milhão de habitantes. No entanto, ela orientou que as pessoas façam uma avaliação individual do risco que correm de acordo com sua situação de saúde e ambientes que frequentam e, se for o caso, que se protejam.
Segundo o jornal local Diário de Notícias, apesar de já aprovada pelo Conselho de Ministros, a decisão de eliminar a obrigatoriedade do uso de máscaras em transportes agora segue ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A medida só entra em vigor depois que ganhar sua assinatura e for publicada no Diário da República.
Portanto, quem tem voo a Portugal nos próximos dias deve consultar o documento antes de abandonar a proteção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.