8 receitas para fazer o preço do filé-mignon valer cada mordida
Em grandes frigoríficos e supermercados do país, o quilo do filé-mignon pode ultrapassar os R$ 100. Para quem está com aquela vontade de mignon e quer se dar ao luxo, é importante fazer valer cada centavo.
Dona de fibras macias, a peça é a rainha da textura e rende preparos diversos pelo sabor neutro — não tem gordura em capa, nem entremeada. Aqui, reunimos oito receitas, de carne de sol a rosbife, para dar garfadas tão boas que fica fácil se esquecer do gasto.
1.
Au poivre
Nas mãos do apresentador Pedro de Bem, do programa "Cozinha por Aí", de Nossa, o clássico francês ganhou uma variação. A pimenta verde, estrela do prato, é substituída pela pimenta-do-reino, mais fácil de encontrar.
O chef tritura o ingrediente no pilão e passa por toda a superfície do bife de mignon antes de grelhar. O resultado é uma carne com crosta picante, que fica perfeita guarnecida de molho.
Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:
2.
Rosbife
Das terras britânicas para o Brasil, o "roast beef" virou o bom e velho rosbife.
Macio como nenhuma outra carne, o filé-mignon é enrolado no barbante e selado rapidamente de todos os lados para manter o ponto — no interior, obtém-se uma linda cor rosada.
Além de compor um prato de almoço, vai bem como petisco ou dentro e sanduíches e beirutes.
Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:
3.
Carne de sol
Menos ressecada do que a carne seca, a carne de sol perda levemente a umidade e concentra o sabor. Isa Scherer, apresentadora do "À moda da Isa", explica:
A carne fica quase amanteigada".
Para fazer essa "mágica", cortes nobres, como filé-mignon, são ideais. A técnica consiste em passar uma mistura de sal e açúcar mascavo em toda a superfície da carne e mantê-la refrigerada por dois a três dias.
Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:
4.
Ao parmesão
A "sujeirinha" deixada pela carne na frigideira é o pontapé inicial da receita do molho de queijos.
5.
Filé na mostarda
A receita "pá-pum" é feita na churrasqueira, mas pode ser reproduzida na frigideira de casa. O molho nem precisa ir ao fogo.
6.
Com pistache
A ideia não é fazer valer a grana? Pois nessa receita o filé-mignon é aberto em manta e recheado de outro ingrediente cheio de pompa: pistache.
7.
Ao molho Béarnaise
Com cerca de 200 gramas, o medalhão de filé mignon é um deleite para os carnívoros. De acompanhamento, molho à base de manteiga e vinagre.
8.
Steak tartare
Na receita clássica francesa, a carne é picadinha na faca, misturada a uma série de temperos — entre eles mostarda, gergelim, cebola, ovo e pimenta — e servida crua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.