Topo

Ovos e pimenta: 5 alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas

Colocar certos alimentos no micro-ondas pode causar acidentes - Getty Images/iStockphoto
Colocar certos alimentos no micro-ondas pode causar acidentes Imagem: Getty Images/iStockphoto

Franceli Stefani

Colaboração para Nossa

02/09/2022 10h47

O micro-ondas é prático e virou um eletrodoméstico fundamental para muita gente. Mas, na hora de requentar ou descongelar algum alimento, é preciso cuidado.

Não é todo material que pode colocado lá dentro, porque a temperatura gerada pode provocar acidentes, que vão desde explosões a pequenos incêndios.

Para sua segurança, busque sempre informações antes de fazer uso. Veja alguns alimentos que já sabemos que não funcionam:

Óleo

Jamais coloque óleo no micro-ondas. O equipamento alcança alta temperatura e pode ocasionar acidentes graves.

Ovos com casca

Nunca cozinhe ovos com casca no micro-ondas. Eles explodem. A única opção é colocar o alimento cozido e descascado, mas redobrando o cuidado com o tempo de aquecimento, que precisa ser curto para evitar a explosão do ovo.

Ovos - Getty Images/iStock - Getty Images/iStock
Ovos com casca podem ser perigosos no micro-ondas
Imagem: Getty Images/iStock

Uvas

Elas estão no cardápio de muitas pessoas, tudo bem que não é a fruta comum de ser levada ao micro-ondas, mas fica o alerta: não prepare pratos com uva que seja necessário levá-los ao equipamento. Isso porque a quantidade de água que a uva possui pode causar explosões por conta do aquecimento, o que pode gerar risco de incêndio.

Frutas e legumes com casca

Tomate, batata e cenoura são alguns alimentos com casca que não devem ser colocados no eletrodoméstico. Eles não combinam com o calor do forno e podem gerar até mesmo pequenas explosões.

Pimenta

Ou você ama ou você odeia. A pimenta é aquele alimento que não permite meio-termo. A malagueta, a biquinho ou a dedo-de-moça, por exemplo, não podem ser colocadas no micro-ondas. Isso porque elas podem liberar gases capazes de causar até fogo dentro do eletrodoméstico. Além disso, é um gás bastante propenso a causar irritação e ardência nos olhos.

Pimenta no micro-ondas? Nada disso! - Getty Images - Getty Images
Pimenta no micro-ondas? Nada disso!
Imagem: Getty Images

Há outros que podem ser colocados, mas com restrições.

Pães

Quem nunca colocou pães no micro-ondas? Certamente você já deve ter feito isso alguma vez, no entanto, a orientação é de que isso não seja feito. Além dele ficar com aspecto de borracha e úmido, pode pegar fogo. Há quem coloque um copo de água no interior do forno para amenizar esse risco.

Arroz

O arroz não deve ser colocado no equipamento. Embora seja algo comum de ser feito, principalmente no Brasil, em que arroz e feijão é um dos pratos mais consumidos diariamente, esse hábito pode potencializar a proliferação de bactérias. A Bacillus cereus é a protagonista neste caso. Especialistas explicam que ela é exterminada com o calor do forno, mas quando ele volta a ser exposto à temperatura natural, as substâncias tóxicas aumentam e podem causar intoxicação - náuseas, diarreia e vômitos.

Leite materno

Mães, não usem o micro-ondas para aquecer o leite materno para seus filhos. É importante ter esse cuidado porque ele não aquece de maneira igual, o que pode causar queimaduras no bebê. O ideal é colocar a mamadeira ou o recipiente escolhido em banho-maria. Vale lembrar que mamadeira com bico é um perigo. Pode entupir e explodir no equipamento.

Leite materno? Com restrições! Fique atento a explosões e aquecimento desigual - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Leite materno? Com restrições! Fique atento a explosões e aquecimento desigual
Imagem: Getty Images/iStockphoto