Praia bombada e cidade rochosa: onde foi filmada a série 'A Casa do Dragão'
A estreia de "A Casa do Dragão", neste mês de agosto, preencheu um vazio no peito de muitas pessoas que ficaram órfãs com o final de "Game of Thrones", ocorrido no longínquo 2019.
Assim como "GoT", a nova série focada na trajetória dos Targaryen foi filmada em lindos lugares da Europa, onde não faltam castelos, cidades históricas e paisagens naturais grandiosas para servir de pano de fundo para os acontecimentos épicos da história de George R.R. Martin.
Quem viu os primeiros episódios de "A Casa do Dragão" notou com facilidade: logo de cara, a trama já é ambientada em incríveis paisagens litorâneas, construções imponentes e jardins dignos da realeza.
A seguir, vamos conhecer alguns dos locais da Europa que serviram como pano de fundo para a série da HBO e podem ser visitadas por viajantes atrás de cenários curiosos.
St Michael's Mount (Inglaterra)
A histórica região inglesa da Cornualha foi muito usada como locação desta primeira temporada de "A Casa do Dragão".
Entre as paisagens da área que aparecem na série está o lindo St Michael's Mount, monte que é separado da costa durante a maré alta (virando uma ilha) e que abriga um imponente castelo medieval.
Em "A Casa do Dragão", o castelo representa a sede da Casa Velaryon.
Na vida real, St. Michael's Mount faz parte do centro urbano litorâneo de Marazion - e seu castelo pode ser visitado por turistas, proporcionando excelentes vistas para esta parte da costa da Cornualha.
Holywell Bay e Kynance Cove (Inglaterra)
Ainda na Cornualha, "A Casa do Dragão" teve cenas com os personagens Daemon and Rhaenyra Targaryen filmadas em uma região litorânea conhecida como Holywell Bay, onde há uma praia de aspecto selvagem com o horizonte marcado por enormes formações rochosas.
Quando está calor, essa praia é uma ótima opção de passeio para os turistas, com sua paisagem também embelezada por dunas e um pôr do sol que costuma ser incrível. E ali perto fica Newquay, com ótimas ondas para a prática do surfe.
E, também na Cornualha, está Kynance Cove, uma área litorânea onde o mar se choca com enormes formações rochosas e onde, na maré baixa, surgem piscinas naturais e cavernas acessíveis às pessoas.
Kynance Cove também aparece na série, como um local de acampamento da Casa Velaryon.
Castleton e Peak District (Inglaterra)
Os arredores da pitoresca vila de Castleton, na região inglesa de Derbyshire, emprestam suas belas paisagens para "A Casa do Dragão".
Na área, existe uma zona cheia de belíssimos picos e vales (chamada Peak District) que aparece como pano de fundo para cenas da série.
Um dos cartões-postais dessa região montanhosa que dá as caras na história se chama Cave Dale, um vale com trilhas no meio de paredões verdejantes que se encaixam perfeitamente em uma história épica.
Cave Dale é acessado pelos turistas a partir de Castleton, uma vila tão bonita que merece pelo menos uma manhã ou tarde inteira de visita.
Monsanto (Portugal)
Perto da fronteira de Portugal com a Espanha, esse pequeno centro urbano lusitano é famoso pelas gigantescas rochas que dividem espaço com suas ruas, vielas e casinhas históricas.
Trata-se de um lugar ideal para fazer imagens incríveis para o Instagram - e que, com sua fotogenia, chamou a atenção dos produtores de "A Casa do Dragão".
"É um lugar incrível", diz Jocelyn Diaz, produtora executiva da série. "Existem formações rochosas enormes no topo das colinas, em uma paisagem simplesmente fantástica. Mas é um lugar muito remoto e de difícil acesso. Todo o equipamento teve que ser levado até lá de helicóptero."
Em Monsanto, foram filmadas cenas para a construção da representação da Pedra do Dragão, a sede ancestral da Casa Targaryen.
Cáceres e Trujillo (Espanha)
A lindíssima cidade histórica de Cáceres, na região espanhola de Extremadura, foi usada como cenário para Porto Real em "Game of Thrones".
Agora, em "A Casa do Dragão", esse centro urbano empresta novamente suas paisagens para a montagem do ambiente de Porto Real.
Na série, espere ver algumas de suas lindas praças e vielas aparecendo em cenas que, logicamente, irão envolver muita tensão e violência.
Cáceres fica a aproximadamente 310 quilômetros de Madri e encanta os visitantes com um conjunto arquitetônico com influências góticas e da época dos mouros.
E ali perto, a menos de 50 quilômetros de distância, está o também histórico centro urbano de Trujillo, com paisagens parecidas e que serviram de locação para filmagens envolvendo Porto Real.
Jardines de Santa Clotilde (Espanha)
Situados na cidade catalã de Lloret de Mar e com vista para o mar Mediterrâneo, esses jardins de projeto paisagístico impecável aparecem no começo da primeira temporada de "A Casa do Dragão", em uma interação entre as casas de Targaryen e Velaryon.
Com mais de 100 anos de história, eles foram construídos sobre uma encosta, o que os torna um mirante privilegiado para o mar.
Hoje, esse cartão-postal é considerado um dos espaços verdes urbanos mais bonitos da região do Mediterrâneo.
E é um destino fácil de ser visitado na Catalunha: está a menos de 80 quilômetros de Barcelona.
Granada (Espanha)
Um dos destinos mais bonitos da Andaluzia, Granada é uma das locações de "A Casa do Dragão".
Nessa região histórica, filmagens foram realizadas no Castillo de la Calahorra, castelo erguido em uma colina no século 16 e que fica sobre a pitoresca cidadezinha de Calahorra (e que pode ser visitado por turistas).
Na série, a construção é parte da cidade livre de Pentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.