Topo

Recorde: casal brasileiro é o mais jovem a visitar todos os países do mundo

Lídia e Rafael Diedrich visitaram 215 países, em 10 anos de viagens - Arquivo pessoal
Lídia e Rafael Diedrich visitaram 215 países, em 10 anos de viagens Imagem: Arquivo pessoal

Adriano Ferreira

Colaboração para Nossa

02/09/2022 04h00Atualizada em 02/09/2022 11h35

Rafael, 31 anos, e Lídia Diedrich, 30, se tornaram o casal mais jovem a visitar todos os países do mundo. Desde o início da viagem, em 2012, eles passaram por 215 países —193 deles reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e 22 não.

O Guinness World Records analisa a proeza do casal com o número de 196 nações. Para o recorde, foi necessário garantir três tipos de verificações: um formulário de comprovação preenchido por um local que nasceu em cada país, carimbo e fotos. O processo de validação teve início no último dia 28 de agosto.

De acordo com Lídia, também a primeira brasileira a realizar o feito, não existe mais a possibilidade de alguém bater o recorde, já que o mesmo está exposto on-line, e as aplicações serão validadas por mais de uma instituição.

Início da viagem e novas metas

Em 2012, ano em que se casaram, o neurocientista e teólogo Rafael, então com 21 anos, era recém-formado e Lídia, aos 20, estava no penúltimo semestre de enfermagem. Na época, os recursos financeiros não permitiam que imaginassem tamanha façanha de visitar todos os países do planeta.

Rafael e Lídia Diedrich - Ilhas Phi Phi - Tailândia - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Rafael e Lídia Diedrich se beijam nas Ilhas Phi Phi, na Tailândia
Imagem: Instagram/Reprodução

Porém, em 2014, depois de conhecer seis países, o casal estabeleceu a meta de pisar em 50 nações antes de completar os 30 anos de idade. Então surgiu a ideia de compartilhar no Instagram — @diedrich, atualmente com mais de 1 milhão de seguidores — essa jornada feita de um jeito econômico. Além disso, o casal cria conteúdo no TikTok e em um blog.

Com 25 anos já estávamos próximos de bater a meta, pois sempre garantimos o que chamamos de 'passagens de arrancada', uma maneira bem barata de se viajar pelo mundo. E algumas empresas já começaram a nos sondar. Foi aí que veio a ideia de aplicar no Guinness World Records para casal mais jovem a visitar todos os países do mundo. Lídia Diedrich

Com a meta estabelecida, os dois passaram a ter uma visão mais estratégica: planilhas, estudos sobre vistos, conversas com consulados e Itamaraty. Estudar pedidos de vistos complexos como na Coreia do Norte e outros países mais fechados para brasileiros também foi necessário.

Uma grande alegria foi podermos terminar todos os países agora com a nossa filha Liz, que está com 1 ano e 11 meses e já visitou 16 países. Com ela, tudo isso ficou ainda mais divertido.

Rafael e Lídia Diedrich - Antártida - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Paisagens gélidas: o casal também passou pela Antártida
Imagem: Instagram/Reprodução

Mas quais são os países mais marcantes?

Na hora de relembrar os destinos mais marcantes, o casal define a Islândia como "incomparável". A Grécia é citada pelo teor histórico das praias que banham suas paredes rochosas e a culinária mediterrânea, que lhes pareceu deliciosa.

Casal posa com a filha em frente a pirâmide do Egito; Liz já esteve em 16 países - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Casal posa com a filha em frente à pirâmide do Egito
Imagem: Instagram/Reprodução

Na Austrália, aproveitaram o clima ensolarado, a estrutura das cidades, e foram recebidos de forma acolhedora e divertida. Em Samoa, país da região da Polinésia, afirmaram se deparar com uma maneira "pitoresca" no turismo e também com um povo muito querido.

O Japão também aparece na lista do casal por toda sua tecnologia, além do seu povo doce e sempre disposto a ajudar e sorrir.

E o Brasil fica de fora da lista? Claro que não. Para eles, nós temos o povo mais divertido deste planeta, que gosta de uma resenha, tem uma culinária sem igual e belezas naturais diversas.

Rafael e Lídia Diedrich - Austrália - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Lídia aproveitou o clima da Austrália para registrar esse mergulho
Imagem: Instagram/Reprodução

Perrengues e um 'livramento'

Uma aventura de volta ao mundo logicamente tem muitos perrengues. A lista de situações imprevistas é diversa: ficar mais de 30 horas sem comer e beber no interior da África, serem confundidos com traficantes na Austrália, um furacão no Caribe, tufão na Coreia do Norte, ficar isolados no deserto de Senegal com carro quebrado... e por aí vai.

Rafael e Lídia Diedrich - Girafa safari - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
A lista de perrengues do casal inclui até ficar horas isolados em deserto da África
Imagem: Instagram/Reprodução

Em 2019, tiveram uma das lembranças mais impactantes, que a definem como "livramento". Oito horas antes de seu voo, eles tiveram de trocar suas passagens. O avião em que evitaram embarcar caiu.

Estávamos em Adis Abeba na Etiópia com as passagens e tudo para decolarmos pela manhã. O Rafael achou melhor trocarmos o destino, pois seria melhor para a nossa rota. Ficamos horas para conseguir trocar no guichê do aeroporto. O moço que trocou se chamava Buruk e meses depois nos encontramos com ele, e o mesmo se emocionou quando nos viu. Ele se lembrou de nós. Foi bem emocionante.