Clima de praia se soma à natureza e objetos da casa da avó para decorar apê
Numa rua cheia de natureza e de casas em Niterói, no Rio de Janeiro, a bióloga e decoradora Paula Ferah se encontrou com sua missão. Se a pandemia fez muita gente mudar de rota profissional, com ela não foi diferente. As consultorias presenciais que dava tiveram um freio daqueles. Nesse período, se isolou no sítio da família e decidiu fazer cerâmica.
A liberdade e os movimentos da técnica inspiraram mudanças maiores. Em 2019, ela e o parceiro saíram deste apartamento para morar em um menor. Foi quando teve a ideia de registrar os processos dele no Instagram @decor.aperto.
Pensei: adoro decoração. Por que não começar a falar sobre isso? Comecei a decorar lá. Era alugado e eu tinha tempo para falar disso.
Neste ano, o imóvel ficou pequeno para eles e voltaram a este, prontos para a reforma que integraria os espaços de estar. "Eu trabalhava com educação ambiental e na pandemia comecei a ter mais contato com as plantas. Juntei as duas paixões, a casa e as plantas, e fiz um curso de decoração", conta. "Foi assim que me encontrei", emenda.
No início deste ano o apê ganhou a atmosfera praiana e verdejante que exala.
"Gosto de chegar em casa e relaxar, ter esse contato com a natureza. Tenho uma casa na serra e sempre gostei de coisas afetivas, do artesanal. Isso lembra muito minha avó, que amava quadrinhos, itens afetivos", aponta. Muitos objetos vieram da casa da avó, uma referência para ela, aliás.
Há o clima de praia, sempre que possível, em um toque ou outro. As plantas preenchem boa parte da sala, mas repare nas paredes: elas contam sobre o hobby de Paula, pintar folhagens, paisagens e flores.
Quando estou pintando me conecto comigo mesma.
Agora, do home office, ela dá consultorias que unem os dois mundos - casa e plantas. Uma mudança de rota que ela jamais planejou - e que hoje não se imagina sem.
Dicas da Paula para começar a mudar a casa
- Antes de tudo, planeje-se. "Saiba que não acontece tudo em um dia só. Se você quiser fazer sozinha, pense nas cores e estude combinações possíveis. Vá com calma, mas ouse."
- Pinturas de parede? "É preciso fazer com paciência. Pintar rápido, não rola. É preciso estar bem mentalmente para fazer pinturas e vê-las darem certo."
- Poupe. "É essencial ter metas financeiras e separar o dinheiro para cada mudança. Fazendo aos poucos, mas com constância, chegamos ao resultado final."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.