Dua Lipa foi uma das principais atrações do Rock in Rio. Responsável por fechar o festival no Rio de Janeiro, a cantora britânica apresenta nos palcos de suas apresentações mais do que seus hits que encabeçam as paradas musicais, mas também um show digno de um desfile de moda.
Entre os looks que integram a turnê "Future Nostalgia Tour" estão um bodysuit da Balenciaga, que aparece em diversas cores, e um macacão feito sob medida por Casey Cadwallader, atual diretor criativo da Mugler, com direito a transparências traseiras e no busto, além de brilhantes cobrindo toda a roupa. Em outras ocasiões, chegou a vestir um traje "barbiecore" da Valentino feito especialmente para suas perfomances.
Em uma retrospectiva, quando o assunto é moda, Dua Lipa já lançava tendências quando estourava com "New Rules". O videoclipe, lançado há cinco anos, trazia a artista em uma das cenas com um look montado por um biquíni preto, colete estampado e óculos escuros com as lentes amareladas.
O visual, por si só, não era nada inovador, mas fez com que uma multidão já a tivesse como referências — mesmo que alegoricamente. Aqui no Brasil, à época, era praticamente onipresente ver pessoas se "fantasiando" de Dua Lipa para festas como o Carnaval. Vestir-se como ela já era moda entre 2017 e 2018.
Quando ganhou notoriedade, em todo o mundo, passou a brilhar sob os olhos das grandes grifes. O que não é de se estranhar, uma vez que antes de lançar o primeiro álbum, a artista, nascida em Londres, já tinha tentado ingressar na carreira de modelo em Kosovo, no leste europeu — sua família tem origem albanesa.
Nasce uma estrela
E referência na moda
Foi com o álbum "Future Nostalgia", lançado em 2020 e bem no começo da pandemia, que Dua Lipa passou a atrair ainda mais os olhares do universo fashion. Estampando as principais capas de revistas desse universo, fosse nos Estados Unidos ou no Reino Unido, ganhava o favoritismo.
Pouco antes, já era o rosto da fragrância "Libre", da Yves Saint Laurent, lançada em 2019. Uma personalidade completamente condizente a abordagem da grife francesa, que mistura doses de elegância e sensualidade para seus lançamentos na passarela.
Nas campanhas, estrelou ainda comerciais para a marca esportiva Puma e para a grife italiana Versace, sendo essa a mais recente dentre elas.
Na casa de moda comandada por Donatella Versace não só protagonizou publicidades, mas também desfilou diversos looks criados pela etiqueta.
Nas edições de 2021 e 2022 do Grammy, Dua Lipa apostou, respectivamente, em um vestido longo transparente com diamantes e um trabalhado em couro, inspirado no look usado pela própria Donatella no Met Gala, em 1992.
Não o bastante, desfilou ainda na passarela da Versace para a coleção de Primavera/Verão 2022 durante a Semana de Moda de Milão.
Também nas passarelas, a relação de Dua Lipa com a Balenciaga vai além dos palcos. Neste ano, a cantora fez parte do casting para apresentar a coleção de alta-costura, a segunda sob a responsabilidade do diretor criativo Demna Gvsalia — que agora atende apenas por Demna — e voltada para o Outono 2022.
O look 53, vestido por ela, era um minivestido amarelo justo ao corpo, que ganhava uma espécie de cauda em uma das laterais. Um tecido preto, fino, cobria parte dos braços e as pernas.
Influência
Do feed ao street style
Beirando os 90 milhões de seguidores no Instagram, seu perfil na rede social se parece com uma vitrine de roupas. As publicações feitas pela cantora, quase diárias, são em sua maioria exibindo o styling — que pode alavancar e transformar tendências em um segundo de clique.
Dua Lipa aparece como referência frequentemente em uma das pesquisas mais importantes da moda, elaborada pelo Lyst index, que avalia as buscas no mercado desse ramo. Quando usa uma roupa, e publica em seu feed no Instagram, rapidamente os olhos do público e principalmente da mídia especializada se voltam para descobrir os créditos. Ou melhor, onde comprar.
Isso aconteceu, nos últimos anos, de inúmeras formas: quando usou um biquíni de zebra, fazendo com que as pesquisas aumentassem em 244%; calçou botas da Moon Boots de R$ 1,1 mil, fazendo o produto se tornar um dos mais cobiçados; e, mais recentemente, quando foi uma das responsáveis por fazer com que a marca Diesel aparecesse como uma das marcas "mais quentes do momento" ao usar uma de suas peças. E por aí vai.
Nas fotos sem quaisquer filtros, Dua Lipa não se restringe às grandes marcas. Usa também criações de estilistas ascendentes e, algumas vezes, desconhecidos — até aparecerem em seu Instagram. Na moda praia, lança tendências sobre materiais, como aconteceu com o lurex e o crochê, e amarrações.
Seu estilo, que resgata muito da moda Y2K, inspirada nos anos 2000, diz ainda sobre seu trabalho como artista. A calça de cintura baixa, a calcinha à mostra e os tops cruzados e com cores cintiliantes combinam com a mensagem que ela deseja passar com o trabalho "Future Nostalgia". Dessa forma, a moda se torna um dos seus meios de comunicação. E, claro, divulgação do trabalho.
Nas ruas, a Geração Z e os millennials parecem ter Dua Lipa como uma de suas referências. Senão a principal. Quando apareceu com mechas loiras na franja, o número de jovens que aderiram ao penteado — tanto homens como mulheres — era enfileirado. Em festas cool, as adolescentes parecem reproduzir a imagem da britânica com tops cruzados e minissaias.
Caso ainda existam dúvidas, Dua Lipa reinventou novas regras. Na música e na moda.
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