Padocaria SP: concurso elege as melhores padarias de São Paulo
É coisa rara encontrar um paulistano que não tenha sua padaria do coração. Seja para começar o dia com um pão na chapa ou encerrar a noite no balcão junto a uma fatia de pizza, as gloriosas 'padocas' são parte essencial do cotidiano de quem vive em São Paulo.
Não por acaso, estima-se que cerca de seis mil delas se espalhem pelas ruas da cidade. E foi com isso em mente que o jornalista Miguel Icassatti e o gastrônomo Eduardo Maya criaram em 2021 o Padocaria SP, concurso dedicado a premiar os estabelecimentos do ramo na capital e tem o portal Nossa como media partner. Neste ano, eles vão repetir a dose.
Assim como na edição passada (veja no final da reportagem quais foram as campeãs), serão eleitos os melhores em treze categorias, numa votação em duas etapas por meio de plataforma digital e com o apoio da Sampapão (Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo).
Na primeira, que começa na sexta (16) e vai até o dia 25 de setembro, o público poderá apontar a Melhor Padaria da Cidade, além de seus prediletos em sete categorias chamadas 'gastronômicas'.
São elas: café, doce, pão na chapa, serviço de frios, time de chapeiros, pãozinho e frango de padaria — esta última, novidade da temporada. Todo o processo será realizado por meio do site https://padocariasp.com.br/.
Icassatti, que também é curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco e autor do blog Boteclando, em Nossa, afirma:
A ideia é valorizar não somente o produto e o serviço dos estabelecimentos, mas também reconhecer o trabalho dos profissionais do ramo".
Primeira etapa
Voto livre
Mais uma vez, o voto é espontâneo. Ou seja, o público é livre para escolher a padaria de sua preferência, seja ela do time das tradicionais, com múltiplos serviços e foco no pãozinho francês, ou das artesanais, que apostam em pequenas produções de fermentação natural e que vêm ganhando espaço na cidade nos últimos anos.
A única exigência é que o endereço esteja dentro dos limites de São Paulo. "É um concurso gastronômico extremamente democrático", enfatiza Icassatti. "Por esse motivo, incentivamos as padarias a engajarem os fregueses na votação."
No ano passado, somente nesta primeira fase foram 34 mil votos.
Segunda etapa
As 25 mais citadas
Na segunda etapa, que ocorre entre 6 e 16 de outubro e que no ano passado rendeu outros 29 mil votos, além da participação do público, entra em cena a avaliação de um júri de especialistas, entre jornalistas, influenciadores e profissionais do setor, que visita anonimamente cada uma das concorrentes.
O ponto de partida é a lista das 25 padarias mais citadas, sendo cinco de cada região (Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste e Centro), e a mais votada em cada uma delas também é premiada. O anúncio dos vencedores ocorre em um evento programado para o fim do mês.
Em 2021...
As campeãs
Das 750 padarias que receberam voto na edição de 2021, a grande campeã foi a Cepam.
Além de eleita a melhor padaria da cidade, a gigante da Vila Prudente, com seus impressionantes 2,3 mil metros quadrados e capacidade para 500 pessoas, levou o título de melhor da Zona Leste e ainda foi apontada como a dona do doce, do pão na chapa e do sanduba imbatíveis.
O prêmio de melhor pãozinho ficou com a Estado Luso Pães e Doces, do Jardim São Paulo, que também venceu como a melhor da Zona Norte. Da Vila Mariana, saiu a padoca campeã da Zona Sul, a Fiorella Padaria, enquanto na Zona Oeste quem levou a melhor foi a Padaria Merci.
A Galeria dos Pães foi eleita a melhor da região central, enquanto a Panificadora Ceci, no Planalto Paulista, abocanhou as categorias Café, Time de Chapeiros e Serviço de Frios. "Essa premiação nos mostra como São Paulo tem boas padarias espalhadas por todas as regões", finaliza Icassatti.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.