Local onde foi gravado filme 'A Praia' passará por reabilitação ambiental
Desde que o filme "A Praia" foi gravado em Maya Bay, as areias da praia, localizada na ilha de Ko Phi Phi Ley, no sul da Tailândia, deixaram de ser imaculadas para se tornarem vítima do turismo de massa. Por isso, a Suprema Corte ordenou na terça-feira (13) que as autoridades continuem com o trabalho de reabilitação ambiental no local.
No anúncio, o Supremo Tribunal de Bangkok confirmou uma decisão anterior de um Tribunal Civil de que o Departamento Florestal Real era responsável pela reabilitação de Maya Bay.
A Suprema Corte ordenou que o departamento criasse um comitê para formular um plano de reabilitação em 30 dias.
Em outubro de 2018 o local acabou fechado para permitir a recuperação do impacto de um fluxo diário de cerca de 6 mil visitantes.
Todo o arquipélago de Phi Phi foi forçado a passar um período fechado por causa da pandemia. Com a covid-19, o número de visitantes diminuiu para praticamente zero quando a Tailândia impôs regras de viagem rígidas.
Maya Bay reabriu para turistas no início de 2022, mas o número de visitantes é limitado para tentar limitar os danos ecológicos.
Filmagem de 'A Praia'
Para gravar o drama de 2000, os cineastas plantaram dezenas de coqueiros para dar uma sensação mais "tropical" à cintilante Maya Bay e também foram acusados de arrancar a vegetação que cresce nas dunas de areia.
No entanto, o estúdio de produção americano 20th Century Fox insistiu que deixou a praia exatamente como a encontrou e ainda disse que eles removeram toneladas de lixo do local.
As autoridades entraram com uma ação cível no final de 1999 contra agências governamentais tailandesas, a 20th Century Fox e um coordenador de filmes tailandês, pedindo 100 milhões de baht (equivalente a R$ 14,1 milhões) em compensação por danos ambientais.
Com informações da AFP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.