Topo

O que vai acontecer com o anel que não saía do dedinho do rei Charles 3º?

O que acontece com a joia que não saía do dedinho do rei Charles 3º? - Reprodução/Instagram Clarence House
O que acontece com a joia que não saía do dedinho do rei Charles 3º? Imagem: Reprodução/Instagram Clarence House

Felipe Oliveira

Colaboração para Nossa

16/09/2022 04h00

Quem já assistiu à série "The Crown" certamente deve se lembrar do príncipe Charles (atual rei Charles 3º), interpretado por Josh O'Connor, rodando seu anel no dedo mindinho. O que muita gente não sabe é que o anel é muito mais do que um simples acessório e tem uma grande representatividade.

Desde meados dos anos 1970, o então príncipe Charles utilizava o mesmo anel de sinete de ouro na mão esquerda. A joia tem 175 anos, traz o brasão do príncipe de Gales e significa a promessa de que um dia ele seria coroado rei.

O objeto, que poderia ser visto como uma peça de poder do então príncipe, foi utilizada também por seu tio Edward, que abdicou do trono e recebeu o título de Duque de Windsor. Ao dispensar a coroa, em 1936, o duque abriu caminho para que seu irmão, George 6º, assumisse a coroa — Jorge era pai da rainha Elizabeth 2ª.

De acordo com o site "Town&Country", Charles recebeu o anel de sinete de sua mãe quando ela lhe deu o título de príncipe de Gales. A joia é gravada com uma coroa com penas e a frase "ich dien", que se traduz em "eu sirvo" — uma lembrança de seu serviço ao país. Muito provavelmente, Charles usará o objeto no momento de sua coroação como rei do Reino Unido.

Contudo, durante a cerimônia para receber a coroa, Charles será presenteado com o anel de coroação (conhecido como anel de casamento na Inglaterra), que será colocado no quarto dedo da mão direita do monarca.

É o mesmo anel que tem sido usado pelos monarcas ingleses por quase dois séculos. O primeiro a utilizar foi o rei William 4º, que em 1831 encomendou à joalheria britânica Rundell and Bridge a criação de um simbólico anel de safira com rubis lapidados em forma de cruz.

Segundo o site "Town&Country", os rubis representam a cruz de São Jorge (para a Inglaterra) e a safira representa a bandeira escocesa. A única monarca que não usou o anel desde sua criação foi a rainha Vitória, cujos dedos pequenos exigiam uma versão reduzida da joia.

Isso significa que Charles possivelmente deixará de lado seu famoso anel de sinete para utilizar o anel de coroação.

Para quem vai o anel de sinete?

Dos últimos três sucessores do trono da Inglaterra, dois (Eduardo e Charles) utilizaram o mesmo anel de sinete como sinal de que um dia seriam coroados como rei. Ou seja, é possível que Charles entregue, um dia, a peça para o filho William, indicando que ele também será coroado.

O que não se sabe, contudo, é se William irá utilizar a joia. Isso porque o príncipe não usa anéis, nem mesmo o de casamento. Segundo a revista "Vogue", Penny Junior, autora da biografia "A Duquesa: Camilla Parker Bowles e o Caso de Amor que Balançou a Coroa", afirmou que o príncipe não gosta de joias, e o Palácio chegou a emitir uma declaração antes de seu casamento com Kate Middleton.

De fato, enquanto a duquesa de Cambridge já apareceu diversas vezes utilizando seu anel de casamento no dedo anelar, o príncipe William sequer colocou a joia durante a cerimônia de seu casamento.

Resta saber qual será a relação de William com uma peça tão importante e com um significado tão grande como o anel de sinete do príncipe de Gales, que representa o compromisso de servir o país.