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Sem lanche, USB e filminho: como é voar numa low cost até Buenos Aires

A Flybondi liga hoje os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, ao aeroporto Ministro Pistarini/Ezeiza, em Buenos Aires - Divulgação
A Flybondi liga hoje os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, ao aeroporto Ministro Pistarini/Ezeiza, em Buenos Aires Imagem: Divulgação

Mari Campos

Colaboração para Nossa

16/09/2022 04h00

A reabertura completa da Argentina ao turismo internacional —desde agosto passado não existe mais qualquer restrição ou exigência para entrada de visitantes— está colocando o país novamente no radar dos turistas brasileiros. Por isso mesmo, a Flybondi, companhia aérea argentina que se define como ultra low cost (custo ultra baixo), retomou este ano os voos ligando Buenos Aires às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. E, em dezembro próximo, retomará também a rota diária que liga a capital porteña a Florianópolis.

Com tarifas anunciadas que começam em R$ 475 por trecho entre São Paulo e Buenos Aires, a Flybondi nasceu como uma startup em 2016 e iniciou suas operações em 2018, pensando em turistas argentinos que viajavam de avião pela primeira vez. O maior foco da empresa atualmente é nas rotas nacionais, dentro da Argentina; as rotas ligando Argentina e Brasil também são pensadas para atender prioritariamente os desejos viajantes de nossos hermanos. Mas, é claro, a companhia aérea quer uma fatia do público brasileiro também.

Hoje, os voos da Flybondi ligando Brasil e Argentina têm média de mais de 85% de ocupação e a empresa espera crescer. "O Brasil é um mercado fundamental para nós", garante Federico Pastori, CEO da companhia. "Desde que retomamos os voos internacionais, estamos aumentando frequências devido à alta demanda pelas rotas. Hoje, São Paulo e Rio de Janeiro são dois destinos muito importantes para a Flybondi e sabemos que Florianópolis também será uma ótima alternativa para o verão", conclui.

Mas como é, na prática, voar entre Brasil e Argentina com uma companhia ultra low cost? Embarcamos agora em setembro na rota São Paulo - Buenos Aires - São Paulo para contar detalhes do serviço em primeira mão.

Flybondi: Low costa da argentina opera entre SP e Rio até Buenos Aires - Divulgação - Divulgação
A bordo do Boeing 737-800 até Buenos Aires: sem serviço de bordo nem sistema de entretenimento
Imagem: Divulgação

Classe única, extras e check in presencial

Como quase toda companhia aérea low cost, todos os serviços são cobrados como extras e somados ao valor da passagem aérea em si. Vale lembrar que uma companhia é definida como low cost pelos baixos custos de operação (utilizando muitas vezes por dia uma mesma aeronave, por exemplo) e isso não significa necessariamente que ofereçam sempre os preços mais baixos do mercado para o viajante.

No caso da Flybondi, as rotas ligando Brasil e Argentina têm hoje valores desde R$ 475 por trecho para São Paulo (o que daria um mínimo de R$ 950 reais ida e volta), por exemplo. Entretanto, em algumas datas cada trecho pode chegar sozinho a R$ 1.775, como acontece com alguns voos entre as duas cidades em outubro próximo.

Estes valores incluem apenas as taxas de embarque; todo o resto é cobrado separado, dependendo das escolhas do viajante. Escolher seu assento, por exemplo, custa a partir de R$ 18. Para quem não compra assento previamente, a atribuição aleatória acontece no ato do check in — que é obrigatoriamente presencial, já que a Flybondi não permite check in on-line para seus voos internacionais.

flybondi - Divulgação - Divulgação
São apenas 7 aviões em toda a frota da companhia, todos Boeings 737-800 NG com 189 assentos, fazendo em média sete voos diferentes por dia cada um.
Imagem: Divulgação

Se quiser despachar uma mala de 12 kg, o viajante desembolsará valores a partir de R$ 80; já uma de 20 kg custa a partir de R$ 110. Nos voos entre Brasil e Argentina é permitido levar uma mala de mão e um item pessoal sem custos desde que, somados, não ultrapassem um total de 10 kg (são pesados no aeroporto). Nos voos dentro da Argentina a bagagem de mão também é cobrada à parte.

Nada de serviço de bordo

A bordo, todas as aeronaves possuem apenas uma classe única, sem diferenciação de espaço entre assentos. São apenas 7 aviões em toda a frota da companhia, todos Boeing 737-800 NG com 189 assentos, fazendo em média sete voos diferentes por dia cada um.

Nos voos internacionais, a companhia não oferece nenhum tipo de serviço de bordo, nem mesmo para a venda, e não tem data para a implementação do mesmo. Nas rotas dentro da Argentina há serviço de petiscos e bebidas para venda.

Flybondi: Low costa da argentina opera entre SP e Rio até Buenos Aires - Divulgação - Divulgação
Esqueça filminho e série: melhor levar uma revista ou salvar tudo offline no seu disposito
Imagem: Divulgação

Nem entretenimento

Os voos, sejam domésticos ou internacionais, também não oferecem nenhum tipo de entretenimento individual ou coletivo, nem entradas USB ou tomadas para carregamento de equipamentos eletrônicos.

A Flybondi liga hoje os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, ao aeroporto Ministro Pistarini/Ezeiza, localizado a cerca de 45 minutos de carro da região central de Buenos Aires. Atualmente, são dois voos diários para a cidade do Rio de Janeiro e apenas um para São Paulo; uma nova frequência para o Rio deve ser inaugurada no final do ano.

Os voos ligando Buenos Aires a São Paulo, testados nesta reportagem, saem de Guarulhos às 18h45, com previsão de chegada às 21h50; no percurso inverso saem de Buenos Aires às 15h15, com previsão de chegada às 17h55. Na ida, o voo decolou com cerca de uma hora e meia de atraso; na volta para o Brasil, partiu pontualmente.

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Passageiros embarcam em voo da Flybondi
Imagem: Divulgação

As tarifas da Flybondi entre Rio de Janeiro e Buenos Aires começam em R$ 874 por trecho e desde R$ 475 por trecho entre São Paulo e Buenos Aires. A companhia espera chegar a operar um total de dez aeronaves (para atender a todos os seus voos nacionais e internacionais) ainda no final de 2022.

Dentro da Argentina, a Flybondi voa para 17 destinos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Comodoro Rivadavia, El Calafate, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn e Ushuaia. Entretanto, não há conectividade imediata entre voos a esses destinos e os voos desde e para o Brasil; o turista deverá pernoitar em Buenos Aires entre os voos.

*A repórter viajou a Buenos Aires a convite da FlyBondi.