Padocaria SP: tem uma padoca do coração? Vote para premiar as melhores
Foi dada a largada para o concurso que elege as melhores padarias de São Paulo. Em sua segunda edição, o Padocaria SP foi idealizado com o intuito de valorizar a cultura, a história e os personagens desse setor tão querido pelos paulistanos.
E é justamente o público que vai escolher a partir de hoje (16) os endereços campeões de sete categorias, além de apontar os destaques de cada região e ainda a melhor padaria da cidade.
Assim como em 2021, a eleição tem o portal Nossa como media partner e é feita em duas fases, por meio do site www.padocariasp.com.br. Cada pessoa pode votar somente uma vez em cada etapa, após um rápido cadastro.
Nesta primeira, além apontar aquela que considera a padaria número um da cidade, as pessoas são convidadas a indicar suas casas prediletas em categorias como pão na chapa, doce, café e pãozinho.
Também são reconhecidos os profissionais que trabalham atrás do balcão com a eleição do melhor time de chapeiros e do serviço de frios imbatível.
Nova categoria
O lançamento deste ano fica por conta da categoria frango assado — sim, aquele bonitão vendido aos fins de semana em diversas padarias!
A votação se estende até 25 de setembro e é aberta. Ou seja, qualquer um dos cerca de 6 mil estabelecimentos do ramo na capital pode ser citado, sem lista prévia.
Próxima fase
Programada para ocorrer entre os dias 6 e 16 de outubro, a segunda etapa do concurso funciona diferente. O público deve escolher entre as 25 padarias mais lembradas na fase anterior em números absolutos, sendo cinco de cada região da cidade (zonas Norte, Leste, Sul, Oeste e Centro).
Neste momento, entra em cena um júri técnico, composto por jornalistas, influenciadores e profissionais da área, que visitará cada um dos finalistas de maneira incógnita e também participará da votação. Os vencedores — sete das categorias, cinco vencedores regionais e a grande queridinha — serão anunciados em um evento no dia 24 de outubro.
Amor compartilhado
"As padarias são um resumo da identidade gastronômica de São Paulo", afirma o jornalista Miguel Icassatti. Afinal, onde mais é possível tomar café da manhã, almoçar, comprar itens para o lanche e até vinhos e sushi, tudo num mesmo lugar?
Idealizador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco e autor do blog Boteclando, publicado aqui em Nossa, Icassatti está à frente do projeto junto do gastrônomo Eduardo Maya, que tem no currículo a criação do Festival Comida di Boteco e do Aproxima, este último dedicado à valorização da cozinha mineira.
Maya adianta que "a meta [para as próximas edições do Padocaria] é ampliar a votação para todo o estado".
Pudera: segundo estimativas do Sampapão, o setor fatura no país pouco mais de 100 bilhões de reais anualmente, cerca de 30% desse montante somente em terras paulistas.
Os números da edição passada do concurso também são um bom demonstrativo dessa paixão pelas "padocas": foram 63 mil votos, 750 estabelecimentos indicados e 228 mil acessos ao site da premiação. Icassati diz:
O Padocaria serve de referência para o cliente de onde encontrar os melhores produtos e serviços".
A premiação tem ainda o apoio do Sampapão, o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.