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Avião de passageiros mais antigo ainda em serviço voou pela 1ª vez em 1974

Há alguns Boeings 737s ainda ativos (na foto, o modelo -700, lançado nos anos 90) - Corbis via Getty Images
Há alguns Boeings 737s ainda ativos (na foto, o modelo -700, lançado nos anos 90) Imagem: Corbis via Getty Images

Rebecca Vettore

De Nossa

17/09/2022 09h37

Quase meio século! Essa é a idade do avião de passageiro mais antigo em serviço do mundo, de acordo com informações do banco de dados da Airfleets.net. O voo inaugural do Boeing 737, aconteceu em 1974 para a Transavia Airlines, com sede na Holanda e até hoje o avião continua trabalhando.

A antiguidade de 48 anos mudou sua jornada alguns vezes ao longo do tempo, cobrindo os cinco continentes. Depois de deixar a companhia aérea holandesa em 1977, ela foi para a Saudia e em seguida para Aerolíneas Argentinas.

A próxima parada foi, para agora extinta, Australian Airlines, em seguida passou pela Air Florida, outra antiga companhia aérea. A MarkAir, com sede no Alasca (também falida), veio na sequência, antes de ter uma passagem como avião de carga.

Em 2004, foi para o Peru e dois anos depois foi comprada pela companhia aérea italiana Voliamo. Em 2008, a CityLine Hungria, que parou os trabalhos em 2015, pegou o Boeing 737.

A troca de companhias acabou em 2014, quando o avião passou a prestar serviço à pequena Nolinor Aviation, com sede em Mirabel, subúrbio de Montreal. A empresa atende os destinos domésticos usando uma frota de 18 aeronaves.

737-200 da United Airlines, o modelo do exemplar mais antigo ainda em atividade no mundo - Eduard Marmet  - Eduard Marmet
737-200 da United Airlines, o modelo do exemplar mais antigo ainda em atividade no mundo
Imagem: Eduard Marmet

Você teria coragem de viajar com ele?

De acordo com Patrick Smith, piloto norte-americano e autor do livro "Cockpit Confidential - Everything You Need to Know about Air Travel: Questions, Answers, & Reflections", você pode viajar nessa aeronave tranquilamente.

"As aeronaves comerciais são construídas para durar mais ou menos indefinidamente, que é uma das razões pelas quais são tão caras", disse ele à "Telegraph Travel".

É comum que um jato permaneça em serviço por 25 anos ou mais."

Smith acrescentou que, à medida que os aviões envelhecem, eles passam por um exame cada vez maior. "Os critérios de fiscalização estão cada vez mais rígidos".