Ônibus de dois andares vira hostel itinerante nas mãos de amigas viajantes
As holandesas Eileen Helfferich, Saskia van Leeuwen e Jolisa van Leeuwen (@lakaravana) passaram anos rodando pelo mundo como mochileiras e, nessas jornadas, elas quase sempre se hospedavam em hostels.
Com a experiência acumulada na estrada, elas tiveram, no final de 2019, uma ideia: criar uma hospedagem animada e barata... mas também móvel! Além da acomodação, o meio de transporte propicia a chance de acordar em um lugar diferente a cada dia.
E a execução do projeto foi surpreendente: o hostel itinerante foi montado em um ônibus de dois andares construído em 1976 — e que, por anos, havia sido usado como transporte público na Inglaterra.
"Compramos o ônibus na internet por aproximadamente 6.750 euros. O veículo tinha sido aposentado do seu trabalho na Inglaterra e, naquele momento, já estava na Holanda", conta Jolisa.
"Depois, passamos um longo tempo trabalhando para transformá-lo em um meio de hospedagem. Fizemos quase tudo sozinhas, passando pelo planejamento, projeto e a construção, sem possuir nenhuma experiência nessas áreas. Alguns amigos e vídeos do YouTube nos ajudaram. E tiramos carta para poder dirigir esse tipo de veículo".
A bordo, as holandesas montaram uma verdadeira moradia, com sete camas para hóspedes, armários, um espaço com mesa para refeições, banheiro com chuveiro quente e cozinha com fogão, pia e geladeira, além de uma área para que elas próprias pudessem dormir.
Com o projeto pronto, era hora de ligar o motor e sair por aí.
Clima de hostel
A primeira viagem do hostel itinerante foi realizada em setembro de 2021, dentro da própria Holanda. "Com o veículo, tivemos a chance de levar viajantes estrangeiros para lindos lugares do nosso próprio país", conta Jolisa. "Foi uma maneira única de descobrir a Holanda".
Até o momento, elas já conduziram diversos roteiros pelo território holandês e também por países estrangeiros, como a Noruega, onde exploraram fiordes e praias do país escandinavo.
E não faltam pessoas interessadas em viver a experiência a bordo do ônibus.
Já recebemos cerca de 100 hóspedes em nosso hostel móvel. E as pessoas que viajam conosco geralmente não se conhecem. Cada um vem de um canto. E todos acabam ficando amigos durante a viagem. É um lugar de interação social, como são os hostels", explica Jolisa.
Pela Noruega selvagem
Ela também relata que os itinerários têm durações variadas (já chegaram a durar 8 dias) e que, durante os percursos, há uma série de atividades para entreter os hóspedes.
"A gente geralmente estaciona os ônibus em áreas de camping ou regiões mais selvagens. E aí organizamos diversos passeios, como trilhas na natureza, passeios de bicicleta e sessões de surfe e escalada. Em alguns roteiros, inclusive, os viajantes podem ter aulas de atividades na natureza, como surfe, com parceiros nossos. E, à noite, a gente cozinha e toca violão ao redor de fogueiras".
A Noruega será um dos próximos destinos a ser visitado pelo ônibus. Inicialmente, a jornada está programada para durar oito dias e irá incluir passeios de bicicleta e de caiaque ao longo da costa, além de uma visita ao fiorde Lysefjord.
Esta viagem, por exemplo, custa 1.425 euros* por pessoa e dá direito às refeições, acomodação e aos passeios.
Os pontos de embarque dos hóspedes no ônibus mudam de acordo com o roteiro.
Mais informações: www.lakaravana.nl
*Preço sujeito a alterações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.